Cursos de culinária ensinam a produção de delícias

11/6/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O aroma de abacaxi perfuma o ambiente onde 35 pessoas só desviam o olhar das mãos da professora para fazer anotações. Na sala compõem a cena fogões, geladeiras, fornos e utensílios que remetem à cozinha de casa. Mas, o espaço faz parte da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), onde, em parceria com o Sesi Sorocaba, acontecem novos cursos de nutrição e culinária oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

No cardápio do aprendizado estão receitas, técnicas e práticas para produção de Cupcakes e Muffins, Bolos Gelados/Doçura em Pedaços, Panetones para Presentear, Massas, Salgadinhos e Docinhos. Os cursos são apostilados e oferecem, além da oportunidade de novas utilizações de produtos, muitas dicas de economia e congelamento que favorecem o melhor aproveitamento dos alimentos.

Uma das preocupações da professora Maristela Felix Nicacio foi o de reproduzir na sala de aula as condições domésticas de modo a facilitar a vida dos participantes, na sua maioria donas de casa e pessoas interessadas em culinária. “Poderíamos usar ferramentas profissionais, mas sempre ensinamos com base naquilo que as pessoas têm em casa: a xícara, a colher de sopa, o copo…”, explicou enquanto preparava a receita do bolo de abacaxi gelado.

E esse diferencial é muito importante para Márcia Barbosa de Souza Duarte, que veio para Sorocaba há cinco anos. Desempregada, há cerca de um ano deixou de lado o caráter familiar de seus bolos e começou a vendê-los. Primeiro vieram as fatias oferecidas aos vizinhos e amigos. Depois surgiram as encomendas e, agora, unindo forças e entusiasmo com duas amigas, começou a divulgação em redes sociais de sua confeitaria que integra um kit-festa no qual entram os docinhos e salgados das companheiras.

Por conta de uma trombose ela tem dificuldade em trabalhar fora de casa. E foi na cozinha que encontrou apoio para o sustento da família. Com o curso da Uniten, Márcia espera desenvolver sua capacidade diversificando a produção. Nesta semana ela aprendeu a fazer cupcakes e muffins e confessa ter se surpreendido com a facilidade das receitas. “A professora ensina muito bem e eu vi o quanto é fácil. Geralmente, as pessoas não passam receitas, não contam quais são os segredinhos e aí fica mais difícil”, disse referindo-se ao fato de já ter tentado aprender a fazer essas delícias.

Feliz por ter conseguido fazer seu primeiro curso pela Prefeitura, ela faz sugestões para que principalmente as crianças possam usufruir da arte da gastronomia. Rememorando sua história, diz que o ensino das técnicas básicas de culinária seria muito interessante para crianças a partir de dez anos. “Hoje em dia tem meninas cuidando da casa. Os pais trabalham muito e nem sempre têm tempo de ensinar. Acho que isso ajudaria demais a aprender uma arte”, coloca. Aliado aos cursos de gastronomia e nutrição, Márcia acredita que deveriam ser oferecidas aulas de pintura e artesanato para os pequenos. Ela acredita que a atividade preencheria o tempo dos adolescentes evitando que permanecessem na ociosidade.

Quem também espera voltar a atuar na área é Sandro Antônio de Campos, que confessa ser um assíduo frequentador dos cursos da Uniten. “Já fiz outros cursos de nutrição e alimentação especial, para conseguir produzir pratos diferentes e para melhorar a saúde das pessoas”, explica.

Aluno de um curso rápido de gastronomia da cidade, Sandro vivenciou durante um ano o trabalho numa indústria alimentícia e quer voltar para este mercado. Conhecedor de outras técnicas, diz que é importante manter o treinamento e a atualização, já que novos métodos estão sempre aparecendo.

Ainda nesta semana, acontecem as aulas para ensinar a fazer salgadinhos. Ao todo, setenta pessoas estão inscritas aos cursos que ocorrem até o próximo dia 24, em módulos semanais, à tarde e à noite.

Compartilhe no Whatsapp