da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A busca pelo primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho foi o principal atrativo para o público que foi à Expo-Trabalho nesta sexta-feira (29). Os visitantes - a maioria de jovens - formaram filas imensas em frente aos estandes das agências de recursos humanos e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para entrega de currículos.
As amigas Letícia de Cassia Santos Souza e Paula Guerra dos Anjos, ambas de 21 anos e moradoras do bairro Cidade Jardim, estavam entre os sorocabanos que foram à feira em busca de trabalho. Com experiências em Telemarketing e Vendas, ambas deixaram currículo no estande do PAT. “Agora é aguardar. Acredito que conseguirei uma vaga para voltar a trabalhar”, disse Letícia.
A esperança de conseguir voltar ao mercado de trabalho também foi o motivou a ida do técnico em Segurança do Trabalho, Kunta Kinte, de 33 anos, à Expo-Trabalho. Morador do Jardim São Paulo e desempregado há sete meses, Kinte contou que viu a reportagem sobre o evento em uma emissora de TV e decidiu atualizar o currículo para tentar encontrar um novo emprego. “Tem muitas vagas aqui. Acredito que vou conseguir”, disse confiante.
A movimentação foi intensa e o público formou uma grande fila bem antes da abertura oficial do evento. No final da manhã, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio também visitou a Expo-Trabalho. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o prefeito percorreu todos os ambientes do evento conferindo de perto os inúmeros serviços e atividades oferecidos, além de conversar com o público e expositores.
Só no estande do PAT foram recebidos mais de 560 currículos, que serão analisados. Os que ainda não estão cadastrados serão imediatamente inseridos no sistema da unidade. Cada candidato terá o perfil confrontado com as vagas disponíveis e, em havendo compatibilidade, os currículos serão enviados para as empresas. Os estandes do Banco do Povo e do Espaço Empreendedor também receberam um grande público interessado em obter informações sobre o microcrédito e sobre a formalização.
Outras atividades bastante requisitadas pelo público foram: oficinas, palestras, dinâmicas de grupo, testes vocacionais e inscrição para o programa Jovem Aprendiz.
“É um evento que já se tornou tradição na cidade e região, pois recebemos inúmeros visitantes de cidades vizinhas”, destacou o secretário Geraldo Almeida.
A Expo-Trabalho é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego). Também participaram da Expo-Trabalho entidades como: Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Sest-Senat, Qualifica-Pro-Hair, Centro das Indústrias do Estado e São Paulo (Ciesp), CIEE, Agências de Emprego, Sindicatos, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert - Regional Sorocaba), Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Projeto Território Jovem.