da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio oficializou, na manhã desta quarta-feira (20), a entrega de três novas viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM). Conforme destacou, a entrega das três camionetes Toyota Hilux se traduz na reafirmação da confiança que a gestão tem na GCM, à qual se refere como uma instituição de Estado.
Pannunzio reiterou que os novos equipamentos são acessórios em relação aos principais agentes da corporação, que são “homens e mulheres que acreditam naquilo que fazem e o fazem com inteligência e excelência”, disse.
Enquanto organismo, Pannunzio ressaltou a independência que a Guarda Municipal tem no que tange à sua perenidade e necessidade de atuação garantida pelo poder das leis e dos investimentos públicos. “Investir na Guarda Municipal é investir na segurança da população, que é o maior patrimônio que uma cidade pode ter”, completou.
De acordo com o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, outros vinte novos veículos serão incorporados à frota da GCM nos próximos dias. O aumento no número de carros, conforme disse, é uma determinação do prefeito desde o primeiro momento à frente da administração. Uma renovação que envolve contratação de novos guardas, sua qualificação e pela compra de equipamentos. Segundo o secretário, no ano passado também foram entregues dois ônibus e quatro viaturas à guarda.
O comandante da GCM, Benedito Zanin, reconheceu que para a Prefeitura, num momento de recessão econômica, o investimento em novos veículos é difícil. Mas viu como prioridade o assunto para administração municipal, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pela instituição. Zanin lembrou que a corporação, hoje, é extremamente especializada e que 95% do seu quadro de instrutores é formado por agentes internos, especialistas em proteção comunitária.
Ressaltando o trabalho desenvolvido, o comandante atribuiu à GCM a condição de mais uma “força de segurança” local, juntamente com as polícias Militar e Civil. “Toda semana a Guarda Municipal é chamada a participar das ações que são da competência deles” (polícias), enfatizou.
A solenidade de entrega das viaturas que serão usadas pelo Serviço de Ronda Ostensiva (ROMU) também contou com a presença de cinquenta novos guardas que se encontram em formação na Academia da GCM, sendo quarenta deles de Sorocaba e outros dez de Iperó.
No evento, realizado no estacionamento frontal do Palácio dos Tropeiros, também compareceram representantes do Legislativo Sorocabano, da Polícia Militar, agentes políticos e secretários municipais.