da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
Proposta pelo vereador Luis Santos (PMN), comissão quer evitar irregularidades na contratação de operários oriundos de outros Estados e cidades
Aprovado nesta terça-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, requerimento de autoria do vereador Luis Santos (PMN) que propõe a criação de uma Comissão Especial para fiscalizar a situação de operários da construção civil trazidos de outros Estados e cidades para atuar em Sorocaba.
Após denúncia da imprensa local, o parlamentar visitou um alojamento onde 36 nordestinos contratados para trabalhar nas obras de um condomínio na cidade estavam vivendo em condições precárias. Sem água tratada para beber, sem alimentos e sem dinheiro, eles estavam morando num alojamento improvisado num antigo bar, em condições precárias de acomodação e higiene, onde contavam com ajuda dos vizinhos.
A Comissão Especial, proposta pelo vereador e aprovada no plenário por unanimidade será composta por quatro vereadores, entre eles, Anselmo Neto (PP), Francisco França (PT), Francisco Moko Yabiku (PSDB), além do vereador autor da proposta, Luis Santos (PMN), que também integra a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Poder Legislativo.
A comissão tem por objetivo acompanhar e fiscalizar irregularidades na contratação de operários de outras cidades e prevenir problemas sociais graves no município, como alertou a própria delegada do Ministério do trabalho, Mônica Annunciato Marques da Silva, que acompanhou o caso.