da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Já se vão onze anos desde que o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) adotou o Casamento Comunitário. Neste tempo, mais de 1.700 casais foram beneficiados por um projeto que legitima a união civil totalmente de graça. Além da celebração de cunho religioso, que traz a família para comemorar o enlace, o registro em certidão acontece com a colaboração de cartórios locais.
E, neste sábado (16), os noivos começam a chegar na Prefeitura às 15h30 para a pose na foto oficial, junto ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio e à presidente do Fundo Social, Maria Inês Moron Pannunzio, padrinhos dos nubentes.
Oficialmente, 117 casais deverão participar da cerimônia que é precedida, a partir das 16h, por palestras orientativas acerca dessa nova etapa em suas vidas, mesmo que a maioria mantenha uma relação de anos. Serão abordados os temas “Sexualidade e Afetividade”, pelo palestrante Anselmo Neto; “A importância das relações familiares para a formação de seus membros”, com Fernanda Abrami e Planejamento Familiar que será exposta pelo médico Edson Campos e pela enfermeira Diessika Rafaelly Falleiros Pizi.
Às 18h, ao som da Marcha Nupcial, os noivos são chamados a tomar assento na área da festa, que é organizada no pátio da Prefeitura e de onde ouvirão o pronunciamento da presidente do FSS e do prefeito Pannunzio.
Para oferecer uma cerimonia à altura do anseio dos casais, que se preparam especialmente para a festa, guardas municipais em traje de gala formam o grupo de honra, músicos fazem uma apresentação especial e, com o apoio do Carrefour, o Fundo Social oferece uma recepção com bolo e refrigerante aos convidados.
Na igreja
Além do casamento festivo, o Fundo Social também promove as cerimônias religiosas. Respeitando o credo de todos os inscritos, a celebração católica, neste ano, acontecerá no dia 29 de agosto, no Santuário São Judas Tadeu. Os evangélicos terão seu dia em 20 de junho, na Igreja Salvação Só em Jesus.