da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Em 2012, quando acompanhava os preparativos para realização da 7ª Tropeada Itararé-Sorocaba, a jornalista Tânia Franco decidiu traçar, por meio de imagens, uma relação entre os tropeiros do Século XVIII e os atuais representantes dessa categoria que, por quase duzentos anos, construíram a riqueza do país no lombo de mulas. Em companhia do fotógrafo Gui Urban, ela percorreu parte do trecho na jornada diária desses homens que, junto com o orgulho em reviver a história de seus antepassados, transportam uma cultura que marca a identidade de todo um povo.
Com isso nasceu o projeto da Mostra "Biometria de Uma Identidade", que foi aberta na última sexta-feira (8), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, durante o lançamento da 10ª edição da Tropeada que sairá de Itararé no próximo dia 19.
Composto por vinte fotos 40 cm x 60 cm, o trabalho, que tem o apoio do Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, da Secretaria da Cultura (Secult) e da Multiplic, apresenta composições capturadas pela sensibilidade de Gui Urban sob a coordenação da jornalista. "Foi uma experiência que nos mostrou o respeito e a honra com os quais homens, mulheres e crianças guardam e reverenciam suas raízes", conta Tânia Franco.
Numa organização autoexplicativa, a mostra apresenta momentos a partir do encontro dos tropeiros, passando por suas celebrações e cuidados com os animais, pelos caminhos e estradas percorridos até chegar a Sorocaba. Ela guarda a história na atualidade, repetida todos os anos, também, pela Semana do Tropeiro em Sorocaba.
“É um trabalho lindo, realizado com uma sensibilidade incrível. Tenho certeza de que o sorocabano vai se ver nessas imagens e se emocionar com este retrato da sua história”, elogiou a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva.
Quem quiser conhecer "Biometria de Uma Identidade" tem até o fim de maio para isso. A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, ao lado da Prefeitura, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 16h50, e aos sábados das 10h às 16h50. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 15 - 3228.1955.