Sábado é Dia D de vacinação contra a gripe

8/5/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h. Meta é fechar a semana – incluindo o sábado – vacinando 41 mil pessoas em Sorocaba, ou seja, 25% do público-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira (4) e prossegue até o próximo dia 22, mas será neste sábado (9) que a ação ganhará força com a realização do chamado ‘Dia D’. Nesse dia, todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas das 8h às 17h e ainda haverá postos de imunização, das 8h às 15h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, e em entidades. A meta da Secretaria da Saúde (SES) é fechar a semana - incluindo o sábado - com 41.113 pessoas imunizadas, o que corresponde a 25% da população local considerada pelo Ministério da Saúde como público-alvo da ação.

A vacina trivalente protege da gripe A/H1N1 e também contra outros dois tipos do vírus Influenza: o A/H3N2 e o B. Ela é recomendada para crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, crianças de 2 a 4 anos e 11 meses, trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas.

Em Sorocaba, 164.453 pessoas fazem parte desses grupos e até o término da campanha o objetivo é imunizar ao menos 80% dessa população, o que corresponde a 131.562 sorocabanos. É importante que todas as pessoas contempladas pela campanha levem a carteira de vacinação quando forem se imunizar, porque se houver alguma vacina em atraso ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose.

Também neste ‘Dia D’, equipes da Vigilância Epidemiológica irão até a Casa do Menor, das 15h30 às 16h30; à Vila dos Velhinhos, na parte da manhã; e ao Lar São Vicente de Paulo, à tarde, para vacinar os moradores destas instituições.

Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SES, Renata Guida Caldeira informa que a SES tem disponível um número de doses suficientes para atender a demanda neste ‘Dia D’. O Governo Federal está 100% responsável pela distribuição e já anunciou que vai liberar mais doses no decorrer da campanha.

Estratégia

De acordo com a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, a estratégia é imunizar o público-alvo neste outono para que todos estejam protegidos durante o inverno, quando as condições climáticas favorecem a proliferação dos diferentes tipos de vírus da gripe. Quanto a isso, Renata alerta que as crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, bem como aquelas de 2 a 4 anos e 11 meses, precisam tomar duas doses. “A segunda deve ser aplicada trinta dias após a primeira. Para garantir a prevenção no inverno é importante não retardar a dose inicial”, recomenda.

Nos demais dias da campanha nacional, a vacina está disponível em todas as 31 UBSs, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas, e no Serviço de Assistência Municipal Especializado (Same) para pacientes atendidos por este serviço.

No ano passado, o grupo prioritário de atendimento pela campanha contra a gripe em Sorocaba era de 164.324 pessoas, das quais 134.293 foram imunizadas, o que corresponde a 81,72% do total, índice superior à meta estipulada pelo Governo Federal.

Composição da vacina

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, explica que a vacina é composta de vírus similar ao Influenza, de forma fragmentada e inativada. A vacina só não é recomendada para quem teve reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina ou se a pessoa apresenta reação alérgica à proteína do ovo, que é usada na sua fabricação. “A vacina é totalmente recomendada para gestante e imunodeprimidos, pois não há vírus vivos presentes na dose”, completa Renata.

“A vacina é segura e bem tolerada, não tem efeitos colaterais graves”, aponta Daniela. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento, mal-estar, mialgia ou febre. Todas essas ocorrências que tendem a desaparecer em 48 horas.

Câncer Bucal no Dia D

Simultaneamente à campanha de vacinação contra a gripe ocorre a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação tem por objetivo divulgar e conscientizar a população em relação à doença, alertando sobre os principais fatores de risco, que incluem o tabagismo, uso crônico de álcool, exposição ao sol sem protetor solar, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas. Há, ainda, esclarecimentos sobre a importância do autoexame de boca para a detecção precoce de agravos.

Neste ‘Dia D’ da Vacinação contra a Gripe, todas as 31 UBSs contarão com equipe de odontologistas, das 9h às 12h e das 13h às 16h, para a busca de pessoas a serem examinadas, com foco na identificação de possíveis lesões iniciais e para prevenção da doença. Nos dias 12 e 13 de maio, as unidades fecharão suas agendas para fazer atividades voltadas a esclarecimentos e orientações sobre saúde bucal, além de buscar mais pessoas para exames. O público-alvo inclui pessoas com idade superior a quarenta anos. “Os casos suspeitos serão agendados para reavaliação e, se confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento”, destaca Diego Garcia Diniz, gestor de Saúde Bucal da SES.

Compartilhe no Whatsapp