O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

7/5/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Os alunos da rede municipal de educação vão ter a oportunidade de desenvolver suas sensibilidades sonoras e potencializar seus acessos ao universo da música. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), lançou na tarde desta quarta-feira (06) o projeto de Musicalização nas escolas. O objetivo é difundir a tradição musical popular brasileira aos alunos da Rede Pública de ensino, seja por meio da ampliação do conhecimento de elementos musicais, da percepção auditiva e do corpo. O projeto faz parte do programa Escola Viva, da Sedu.

De acordo com o secretário da Educação, José Simões, há dez anos um trabalho com fanfarras é realizado nas escolas. “A Musicalização vai dar continuidade a esse trabalho, mas ampliando e somando experiências”, diz o secretário. Além das fanfarras, o projeto contará, agora, com Canto Coral e também a Escola de Música. “A Escola de Música é um avanço. É um espaço de formação não só para os alunos, mas também para os professores”, afirma José Simões.

A Escola de Música vai funcionar, a princípio, no Espaço Frei Galvão, na Vila Santana. “No futuro, teremos um espaço maior e também o embrião da Escola das Artes, onde teremos outras expressões além da música”, revela o secretário.

O projeto vai contar com atividades musicais para alunos com necessidades educacionais especiais. “Esse foi um pedido do prefeito Antonio Carlos Pannunzio”, conta José Simões. O prefeito Pannunzio também fez outro pedido ao secretário. “No final do ano, teremos a Cantata de Natal e será realizada no Jardim Botânico, em frente ao Palácio de Cristal.”

Para realizar o projeto, uma empresa foi contratada por meio de licitação. Entre os profissionais que devem estar à disposição está o maestro Jonicler Real. Ele explica que, por meio da musicalização, é possível também alfabetizar os alunos. “Nós podemos trabalhar com cores, sinais, signos, com desenho e com pintura. A Musicalização vai trazer um panorama novo de aprendizagem, tanto artístico quanto lógico”, acredita Jonicler.

O foco de ação é para que os alunos não sejam apenas repetidores de músicas. “A Secretaria da Educação pede para que o aluno seja musicalizado e deixe de tocar de ouvido, tipo: veja o que eu faço e repita. É totalmente o contrário.” O maestro explica que os alunos vão aprender a ler uma partitura musical, reconhecendo as notas musicais. “Eles vão pegar uma partitura e tocar sem nunca ter ouvido a música”, diz o maestro Jonicler Real.

Antes do projeto, treze escolas contavam com fanfarras. “Esse número, num primeiro momento, passará para vinte, com atendimento a seiscentas crianças”, afirma o secretário José Simões. No total, serão oitenta unidades escolares que vão ter o projeto Musicalização. “Já Escola de Música, a previsão é de que ela vá atender trezentos alunos”, finaliza o secretário.

Compartilhe no Whatsapp