Município já conta com Comitê pela Primeira Infância

23/4/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba deu mais um importante passo na construção de uma política de atendimento pleno à infância. Nesta quarta-feira (22), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou o decreto que oficializa o Comitê Municipal pela Primeira Infância que, entre suas atribuições, deverá elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância. O ato foi acompanhado de perto pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, pela vice-prefeita, Edith Di Giorgi, o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, além do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima.

O Plano terá como objetivo fomentar e aprimorar as políticas públicas de atendimento aos pequenos, do zero aos 6 anos de idade, tomando como foco primordial a atenção ao primeiro estágio de desenvolvimento, focalizado entre zero e três anos. O Plano Municipal pela Primeira Infância deve integrar a sociedade em torno dessa categoria, organizando e mobilizando seus diversos segmentos para ações de proteção, promoção e garantia de direitos das crianças.

Com participação das secretarias da Educação (Sedu); de Esportes e Lazer (Semes); da Saúde (SES); de Desenvolvimento Social (Sedes), do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Cultura (Secult), além do próprio FSS, o Comitê terá como responsável Marilene de Almeida Oliveira, da Coordenadoria da Criança e Adolescente. Caberá a ela compor o referido Comitê, na qualidade de Articuladora local. Ainda integram o grupo representantes do Comitê de Mortalidade Infantil; do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), das entidades de atendimento às crianças com deficiências, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, das Instituições de Ensino Superior e dos Serviços de Acolhimento, além de um representante do Conselho Tutelar.

Entusiasta e defensora dos direitos da criança, a também educadora Maria Inês Pannunzio explicou que o grupo formado para o comitê, de fato, já se reúne há cerca de um ano e vem discutindo a realidade da infância em Sorocaba. Segundo ela, são pessoas comprometidas com a causa e engajadas no desenvolvimento de projetos que valorizem esse público. Para Maria Inês, a efetivação do Comitê é uma resposta à política social de atendimento à infância no Brasil. “Temos de continuar a elaborar o Plano para a Primeira Infância e colocá-lo em prática”, disse.

Ao se dirigir aos presentes, o prefeito Pannunzio assegurou que Sorocaba tem buscado o reconhecimento das ações que valorizam a sociedade. Marcas que contribuem para a autoestima da população e colocam o município como um dos vanguardistas na proteção da infância. Pannunzio diz que Sorocaba tem o que apresentar como resultado de seu trabalho; marcas que estão nas áreas da Educação, na área da Saúde, com programas de atendimento total e eficiente, ou na sustentabilidade, com a formação da consciência para o meio ambiente. “Sorocaba se destaca, mais uma vez, com este comitê. Temos que considerar esta geração que está aí e atender as suas demandas. E este grupo será o principal responsável por isso. Cuidar da infância é uma política de estado”, disse.

Compartilhe no Whatsapp