Trânsito na Av. Américo Figueiredo está interrompido para a realização de obras emergencia

17/4/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Urbes – Trânsito e Transporte interditou, na manhã desta quinta-feira (dia 16), um trecho da Avenida Américo Figueiredo, no cruzamento com o córrego Itanguá, na região do Jardim Simus, Zona Oeste de Sorocaba. No local, ocorrem as obras de reconstrução do sistema de drenagem de águas pluviais destruído pela inundação do último dia 10 de março. A previsão é que os trabalhos durem até 60 dias, supervisionados pela Secretaria Municipal de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) e parte dele executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Enquanto a via estiver interditada devido às obras, a Urbes montou um esquema especial para o trânsito e o transporte coletivo, para garantir a fluidez ao tráfego de veículos e a segurança de todos durante o período. Os amarelinhos da Urbes começaram a monitorar o trânsito nas proximidades do local de obras. “Nos horários de pico há um reforço no número de amarelinhos”, acrescenta o diretor de trânsito da Urbes, Carlos Eduardo Paschoini.

Duas rotas de desvios foram criadas: uma pelo bairro Júlio de Mesquita Filho e outra pelo Jardim Simus, com passagem para o bairro Wanel Ville, pela Av. Adão Pereira do Camargo. Esta via também está recebendo obras emergenciais de implantação de nova rede de drenagem, mas não foi necessária a interdição da travessia. Nos dois trechos há sinalização indicativa e houve operação tapa-buracos para melhorar as condições de trânsito nas rotas.

Informações sobre os desvios podem ser obtidas no site da Urbes (www.urbes.com.br) e pelo telefone 118. 

Obras

O secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antonio Benedito Bueno Silveira, esteve na Av. Américo Figueiredo, nesta tarde (dia 16), e acompanhou parte dos trabalhos de limpeza dos arredores e o início da retirada da camada asfáltica no trecho de travessia sobre o Itanguá, por uma retroescavadeira. “Notificamos todas as empresas que têm redes passando pelo local, como CPFL e Telefônica, para providenciarem a parte deles”, adianta.

O Saae iniciou a intervenção para deslocamento de uma adutora que passa pelo local e, na próxima semana, será providenciado o desvio de um emissário de esgoto. “A equipe da empresa de gás Natural esteve aqui e deu início à interrupção da sua rede. Ainda são feitas as demarcações de solo para posterior corte e remoção completa da passagem”, destaca o engenheiro civil Maurício Gonçalves, da empresa Ellenco Construções Ltda., responsável pela obra.

As intervenções acontecem de forma simultânea nos trechos onde as avenidas Américo Figueiredo e Adão Pereira de Camargo cortam o córrego. As obras estão orçadas em R$ 2.507.538,96 e permitirão a passagem livre de água sob os pontos de travessia, por meio de galerias de oito metros de largura e quatro de altura, de forma a evitar entupimento e alagamento.

Serviço:

Desvio do transporte coletivo

As linhas 60 – Ouro Fino,  73 – Júlio de Mesquita  e   77 – Santa Bárbara (via Av. Gal. Carneiro) do transporte coletivo serão desviadas da seguinte forma: 

• Do Terminal Santo Antônio ao bairro: seguem normal até a Rua Américo Figueiredo, depois segue via Alamedas das Camélias, dos Cravos, das Azaléas e Rua Jorge Campestrini, Rua José Maria Marques em direção à Avenida Miguel Patrício de Moraes, retornando para a Avenida Américo Figueiredo para seguir o seu itinerário normal até o ponto final.

• Do Ponto Final ao Terminal Santo Antonio: segue normal até a Avenida Américo Figueiredo, depois segue pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, Rua José Maria Marques, Alamedas Jorge Campestrini e das Azaléas e Rua Benedito Ferreira Teles, seguindo seu itinerário normal até o terminal Santo Antonio. 

Desvio do trânsito

Os motoristas terão as seguintes opções de trajetos:

• Sentido Wanel Ville: Para os motoristas que seguem em direção ao bairro Wanel Ville a opção de desvio utilizará as seguintes vias: Alamedas das Dálias, dos Unsidiuns, das Acácias e Ruas Profa. Yvonne Tunis Soares, José Angelo Fazano e Avenida Adão Pereira de Camargo. Sentido centro: no retorno em direção ao centro o trajeto é o mesmo, porém utilizando a Alameda das Acácias até sua interseção com a Avenida Américo Figueiredo. 

• Sentido Júlio de Mesquita: os motoristas que seguem em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho podem utilizar como opção de rota as Alamedas das Azaléas, Ruas Jorge Campestrini, José Maria Marques, Patrício de Moraes e Leondino Caramez, optando pelas Avenidas Santa Cruz ou  Américo Figueiredo. Sentido centro: o trajeto proposto será o mesmo, até a Alameda das Azaléas, quando o motorista deverá acessar à Rua Benedito Ferreira Teles em direção ao centro ou, se preferirem, poderão utilizar como rota a Avenida Santa Cruz.

Compartilhe no Whatsapp