da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Pessoas de todas as idades poderão conferir no sábado (dia 11), das 10h às 22h, as atrações gratuitas do “Ocupação Jovem” no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Além de exposição de obras de arte de jovens artistas sorocabanos, shows e intervenções artísticas, o evento também vai oferecer aula gratuita de skate a crianças com mais de 4 anos e adolescentes numa minirrampa de madeira, de 7,5 metros de comprimento, com o professor Alexandre Franja, praticante do esporte há 27 anos.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo do “Ocupação Jovem” é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização, além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações no Município. O evento é direcionado aos jovens, mas é aberto ao público em geral.
“Eu acredito que nesta edição vamos bater recorde de público, pois a cada ‘Ocupação Jovem’ a festa fica mais bonita e ainda mais sendo realizada num dos cartões-postais da cidade que é o parque do Campolim. Tem tudo para ser um sucesso”, comenta Alexandre Franja, que participou de três edições do evento.
A aula gratuita de skate busca proporcionar o primeiro contato da pessoa com o esporte de uma forma didática e segura, incentivando à prática de uma vida saudável. “A minha recomendação aos pais é que observem o clima e vistam seus filhos com a roupa mais confortável possível, para que eles possam brincar a vontade”, solicita o oficineiro.
O skate traz uma série de benefícios às pessoas. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, reflexo, noção de espaço e tempo. Além de ser excelente exercício cardiorrespiratório, desenvolve todo o corpo, principalmente, os membros inferiores e o abdômen.
De acordo com a Coordenadoria da Juventude da Sedes, skates e capacetes de segurança serão fornecidos aos participantes. Para participar, basta ir ao local momentos antes do início e se inscrever, gratuitamente. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.
Programação
Na programação do “Ocupação Jovem”, o público poderá conferir gratuitamente apresentações musicais, intervenções artísticas, oficinas, além de obras de arte de jovens artistas sorocabanos que estarão expondo e comercializando seus produtos.
Uma das principais atrações musicais do “Ocupação Jovem” será o show da Banda do Mar, a partir das 19h. Formada por Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e o baterista português Fred Ferreira, a banda surgiu em Portugal em meados de 2014.
Antes disso, quem for ao parque também poderá conferir os shows de: Família ZION, às 10h, Paula Cavalciuk, às 12h, Francisco, el Hombre, às 14h, e Êxodo da Babilônia, às 16h.
Além disso, às 17h, o público poderá conferir a apresentação do grupo "A Nossa Realidade", formado por alunos das oficinas de Street Dance das unidades do Território Jovem. O grupo é composto por aproximadamente 90 garotos e garotas do TJ Aparecidinha, Cajuru, Ipiranga, João Romão, Maria Eugênia e Centro Comunitário Iporanga. Comandada pelos oficineiros Fabiana Pacheco e Vinícius Souza, a apresentação acontecerá em frente ao palco principal e promete agitar e animar a galera presente, como foi na última edição do “Ocupação Jovem” no Parque Vitória Régia.
Os artistas sorocabanos que vão expor e comercializar obras de arte durante todo o evento são: Aline França (roupas artesanais e olhos de deus), Gih Sol (artesanato hippie), Julia Leonel (desenhos), Dah Fiore (telas, pôsteres, adesivos e blusas), Nathalie Cruz e Fernanda Fontes (desenho e poesia), Jaime Paes (aquarelas e trabalhos em papel), Lorena Bueno e Karina Soares (roupas), Bruna Cardoso (fotografia), Ana Carolina Diniz (Cosmic Love - roupas femininas), Michele Ribeiro (roupas) e Kleber Virtuoso e alunos da Coeso (fotografia).
Também participam do evento: Mariana Hannickel (coroas de flores), Bru Simas (bolsas e carteiras), Josiane Santos (bijuteria), Renata Barbosa e Taynara Tavares (artesanato e acessórios), Janaina Ribotta (desenhos e pinturas), Juliana Lima (aromatizadores e sabonetes artesanais), Marina Ueda (colares de pedras castroadas), Guilherme Godoy (desenhos e camisetas pintadas) Adriana Pinto (telas), Rita Taraborelli (ilustrações), Fernando Vazio (telas), Mireille Lara (ilustrações), Jorge Cerqueira (ilustrações), @Muta Mundi (oficinas de empreendedorismo social), Girls Rock Camp Brasil (fotografias, camisetas e outros produtos relacionados ao projeto de empoderamento de meninas), Anderson Cunha e alunos da Coeso (esculturas).
Além do caráter artístico e cultural, o evento também vai gerar renda a projetos e entidades assistenciais da cidade. Três delas terão espaços para comercializar alimentos durante o evento: Afissore, Sociedade de Educação e Cultura Espirita Gabriel Dalanne e o Girls Rock Camp Brasil. No local terá cachorro quente, pastel, espetinho, sanduíches naturais e veganos, bolo, brigadeiro, refrigerante e água.