Arrastão da dengue mantém ações e novos agentes participam na ZN

1/4/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Morador há 32 anos da rua Sevilha, Gerson Pinto da Silva se lembra das várias ações desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos anos para combater mosquitos da dengue e que “ajudam até com os pernilongos que atormentam a gente”. Na manhã desta terça-feira (31), ele foi uma das pessoas que fez questão de abrir as portas de casa para que a equipe da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SES), vistoriasse o imóvel localizado na região da Vila Hortência. A área recebeu a cobertura do arrastão da dengue durante todo o dia, no perímetro compreendido entre a rua Dr. Nogueira Padilha e a Manoel Lopes.

“Esse trabalho é necessário e ajuda muito. Se cada um fizer a sua parte, a gente consegue acabar com a dengue”, disse Gerson Silva, que também se prontificou a abrir o portão da casa vizinha, da qual tem as chaves. “Eles trabalham o dia inteiro e fico com a chave para a leitura da luz e da água”, explicou. Após a vistoria pela agente da Zoonoses, Gerson ainda quis saber: “há alguma recomendação para eles?”, se referindo aos vizinhos ausentes.

Para ele, inclusive, o enfrentamento da situação da dengue preocupa no que diz respeito aos imóveis fechados. Considera importante que a Prefeitura esteja amparada para adentrar aqueles prédios desocupados ou em abandono. “A gente pode fazer tudo, mas se não forem vistos estes locais não vai adiantar”, comentou ao ser informado de que, por força de lei, é possível vistoriar locais nessas condições.

Novas equipes

Novas equipes do arrastão da dengue atuaram na manhã desta terça-feira (31) nas imediações do bairro Mineirão. Composta por agentes recém-contratados emergencialmente pela Prefeitura para atuar no combate à dengue na cidade, elas fizeram o trabalho de nebulização costal nas ações de bloqueio, além de atuar na vistoria de verificação e remoção de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Os cinquenta novos agentes foram treinados nas ações e orientados sobre a situação epidemiológica da dengue no município, por meio, inclusive, de aulas práticas sobre o manuseio dos nebulizadores e uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Compartilhe no Whatsapp