Parque da Biodiversidade sedia a exposição “Ecocidadão”

17/3/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

A Prefeitura de Sorocaba promove gratuitamente, até este domingo (22), a exposição ‘Ecocidadão’ no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”. A mostra acontece em comemoração ao Dia da Floresta (21) e ao Dia Mundial da Água (22).

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), a exposição tem como objetivo sensibilizar a população e apresentar conceitos importantes na formação da “ecocidadania”, além de proporcionar maior compreensão ambiental em meio a uma área de conservação.

Inspirada pelo livro “Ecocidadão”, da série de Cadernos de Educação Ambiental, a mostra apresenta ilustrações que tratam, de maneira didática, temas ambientais como: água e energia, consumo e geração de lixo, aquecimento global, preservação da fauna e da flora, poluição sonora e visual, ecoturismo e agricultura sustentável.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, no Altos do Itavuvu. A unidade funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. 

Parque da Biodiversidade

O Parque da Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (15) 996.15.4175 ou pelo e-mailparquebio@portalideas.org.br.

Compartilhe no Whatsapp