Arrastão recolhe criadouros e orienta população sobre a dengue

17/3/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba iniciou mais uma semana de arrastões de combate à dengue nos bairros com maior incidência de casos da doença. Nesta segunda-feira (16), as equipes de zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) visitaram casas na Vila Colorau, na Zona Leste, Vila Fiori e Jardim Bethânia, ambas na Zona Norte. As ações consistiram no recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água e em prestar orientações para que os moradores eliminem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit. 

Com o registro de 661 casos autóctones e importados na Vila Fiori até o último dia 11, a Zoonoses tem percorrido as ruas desse bairro nas últimas semanas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram na Rua Francisco Loureiro e suas travessas.

Na residência da dona de casa Angela Maria França, embora vasos de plantas e a grelha no chão do quintal estivessem devidamente limpos, os agentes a orientaram a tomar cuidado para evitar acúmulo de água na tampa de um tambor de plástico usado para guardar areia. “Eu olho todo dia para não deixar nada no quintal. São muitos casos de dengue e todos devemos tomar cuidado”, acredita. 

O arrastão percorre os bairros onde há maior incidência de casos de dengue. Os agentes da Zoonoses visitam as casas para recolher materiais que possam servir como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, que são esvaziados se acumulam água e levados em caminhão para descarte. 

O trabalho consiste ainda em orientar os moradores para manter os ambientes interno e externo das casas limpos e sem recipientes abertos, além de deixar caixas d’água devidamente tampadas, observar a condição das calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, lavar e escovar semanalmente os bebedouros de animais com bucha e sabão, furar os pratinhos dos vasos de planta e não deixar de usar repelente no corpo três vezes por dia pelos próximos três meses. 

Compartilhe no Whatsapp