da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Concebido como espaço que abriga preservação ambiental, lazer, educação e pesquisas científicas, o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, completa seu primeiro aniversário neste domingo (15). Comemorando a data, a Prefeitura de Sorocaba preparou uma programação especial que, até o final do mês, apresenta atrações variadas aos visitantes do mais novo cartão postal da cidade.
Entre as comemorações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), até o próximo dia 31, estão visitas guiadas e a exposição fotográfica “Sorocabanos no Jardim”. Até domingo (15), o Jardim Botânico abriga uma Bebeteca, espaço de leitura para crianças na primeira infância e suas famílias. Na quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), haverá o workshop “Construção do plano de coleções e seleção de espécies prioritárias para conservação do Jardim Botânico de Sorocaba”.
No sábado (14), a Sema promove uma oficina de “Mini-Jardins para Pequenos Espaços”, das 9h às 16. Às 10h, será lançado o livro “Jardins Que Fazem Sorocaba”. Em seguida, às 11h, o Duo Urubatã apresenta clássicos instrumentais do chorinho, jazz, rock e MPB. No período da tarde e, às 15h, haverá Oficina de Jardins Nativos “Criação de jardins de forrageio para as abelhas”.
Domingo (15), das 10h às 16h, a festa fica por conta do Grupo de Formação Cidadã da Guarda Civil Municipal, com intervenções artísticas dos Palhaços Jardineiros, teatro de fantoches e apresentação teatral. Tanto no sábado quanto no domingo haverá distribuição de mudas de árvores.
O Jardim Botânico possui cerca de setenta mil metros quadrados e fica numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Abriga espécies nativas de flora da nossa região; orquidário; roseiral; espelho d’água; um Palacete de Cristal, que reúne plantas nativas e ornamentais e espaço para exposições e eventos; salão multiúso; além de um mirante com vista panorâmica privilegiada, de onde pode-se ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, e a Serra de São Francisco, em Votorantim.
O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações – perto do Parque das Águas. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Abaixo, confira a programação completa.
14 e 15 de Março
9h – 16h
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES
Quem passar pelo Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, neste sábado e domingo (14 e 15), das 9h às 16h, poderá adquirir gratuitamente mudas de árvores nativas para plantar na calçada ou no quintal de sua casa.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação faz parte da programação comemorativa do aniversário de 1 ano do Jardim Botânico.
O objetivo é utilizar as praças, parques e outras áreas públicas da cidade para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade local e incentivar a arborização urbana no município.
No local, a população poderá adquirir as mudas aprendendo mais sobre os benefícios da arborização urbana, assim como da manutenção das áreas verdes existentes no Município.
14 de Março
9h – 16h
OFICINAS DE MINI-JARDINS – MODELOS ALTERNATIVOS DE JARDINS PARA PEQUENOS ESPAÇOS
Atividade prática educativa com visitantes, criando um pequeno jardim de suculentas em vasos de material reaproveitado.
Inscrições no local, limite de 20 vagas por período. O objetivo é realizar práticas para melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda. Além de restabelecer o contato das pessoas com a natureza, enfatizando a importância da preservação e conservação das espécies da flora e os cuidados que devemos ter para mantê-las.
10h
- CERIMONIAL DE ANIVERSÁRIO - Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”
- LANÇAMENTO DO LIVRO "JARDINS QUE FAZEM SOROCABA"
Secretaria do Meio Ambiente promove dentro da programação de aniversário de 1 ano do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, o lançamento do livro “Jardins que Fazem a Cidade de Sorocaba” produzido através de concurso fotográfico de mesmo nome.
O objetivo do concurso, assim como do livro é valorizar os espaços do município utilizando o registro fotográfico como suporte para expressão artística. Além disso, é papel do poder público estimular a reflexão sobre a importância da valorização e conservação das praças, passeios e jardins públicos e privados entendendo assim as expectativas criadas pelos munícipes com relação à cidade e sua relação com o ambiente de entorno.
Puderam participar pessoas de todas as idades, fotógrafos amadores ou profissionais e as imagens deveriam retratar jardins públicos ou particulares, áreas verdes, praças e passeios localizados em Sorocaba. Ao todo, 85 pessoas concorreram ao prêmio com 166 fotos.
Além do livro que reúne as 100 melhores fotografias, o concurso entregou uma premiação em dinheiro aos três primeiros colocados e uma exposição com as 36 melhores fotos no Palacete de Cristal do Jardim Botânico realizada em 2014.
O lançamento acontece no dia 14 de março logo após ao cerimonial de aniversário, no palacete de cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
11h – 12h
APRESENTAÇÃO DUO URUBATÃ - INSTRUMENTAL
O grupo surgiu em 2006 idealizado pelos músicos Richard Ferrarini (saxofone, flauta transversal e clarinete) e Evandro Marcolino (violão e guitarra). O trabalho tem por característica a possibilidade de transformar-se em diversos tipos de formação, desde trios até quintetos e executar diversos tipos de repertório, tanto na linha da música instrumental ou com uma ou mais vozes. O grupo pode transformar-se, por exemplo, em formação de grupo de Choro, grupo de Jazz, MPB, etc.
Para o aniversário do Jardim Botânico sorocabano, o Duo Urubatã preparou um repertório especial que inclui alguns standards do Choro, alguns arranjos bem originais de músicas dos Beatles, além de músicas de compositores como Cesar Camargo Mariano e Guinga.
15h OFICINA JARDINS NATIVOS
“Criação de jardins de forrageio para as abelhas .- auditório
Atividade teórico-prática sobre paisagismo, implantação de jardins e escolha de espécies nativas para ornamentação. Inscrições no local, limite de 20 vagas. O objetivo é realizar práticas para melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda. Demonstrando a importância da preservação e conservação das espécies da flora nativa, os cuidados que devemos ter para mantê-las e seus potenciais de uso ornamental.
14 a 31 de Março
MOSTRA DE FOTOS "SOROCABANOS NO JARDIM" - Exposição das melhores fotos do Jardim Botânico enviadas pelos munícipes em fevereiro
Exposição de fotos enviadas por munícipes mostrando as belezas do Jardim Botânico e sua interação com os visitantes. O objetivo é aproximar a população das ações realizadas no local, bem como o pertencimento as áreas verdes e espaços públicos
15 de Março
10h e as 14h
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA "JARDIM DA COMÉDIA" - PALHAÇOS JARDINEIROS “PLANTANDO COMÉDIA COLHENDO RISADAS” – Equipe Guarda Civil Municipal
Pintura facial com Grupo de Formação Cidadã - GCM - 15 de março das 9 às 16h
Atividade com o público infantil onde o grupo de formação cidadã realiza pintura facial com ilustrações da nossa flora e fauna. O objetivo é incluir a ludicidade aos processos educativos e aproximar os visitantes para observação da beleza e traços das espécies nativas.
Teatro de fantoches com Grupo de Formação Cidadã - GCM - 15 de março das 9 às 11h
Através de um teatro de fantoches para o público infantil, o grupo de formação cidadã passa uma mensagem sobre a conservação da flora e suas relações e aspectos de dependência com o ambiente local. Em uma adaptação lúdica da história de Monteiro Lobato, o grupo leva a reflexão de um olhar pelas plantas e por uma boneca de pano de como o mundo e as espécies devem se organizar.
Intervenção artística teatral com Grupo de Formação Cidadã - GCM - 15 de março das 13 às 15h
Através de uma intervenção artística com os visitantes presentes, o grupo de formação cidadã irá abordar sobre o cultivo de plantas e sua ludicidade de forma cômica. O objetivo é sensibilizar as pessoas para o trato com os vegetais e sua importância para o homem e para o ambiente.