da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Menor tempo de viagem, mais segurança para os passageiros e melhoria no fluxo dos veículos que circulam pela Rua Álvaro Soares. No primeiro dia de funcionamento, a nova rota de acesso dos ônibus ao Terminal Santo Antonio recebeu ampla aprovação de passageiros, comerciantes e taxistas que atuam nas proximidades.
O prolongamento da Rua Araçoiaba, que foi aberto ao trânsito nesta quinta-feira (26) criou uma rota de tráfego que, além de facilitar o acesso dos ônibus ao Terminal, fez com que cerca de cem ônibus deixassem de circular pela Rua Álvaro Soares diariamente, reduzindo o tempo das viagens e também aumentando a segurança no desembarque dos passageiros que desembarcam antes da chegada do coletivo ao Terminal.
Agora, os ônibus que deixam o Terminal Santo Antônio em direção à Rua Hermelino Matarazzo também saem pela rua Araçoiaba, ingressam na rua Dom Antonio Alvarenga e Viaduto Jânio Quadros, seguindo em direção à zona norte.
Proprietário de uma loja nas imediações, Renato Ferreira elogiou a obra e a mudança do acesso ao Terminal. “Achei uma obra maravilhosa, vai facilitar muito para quem usa o transporte coletivo. Agora os passageiros desembarcam com mais segurança e, além disso, se o ônibus não chega até a Rua Álvaro Soares é menos combustível que se gasta e menos poluição na cidade”, afirmou.
Vagner da Cunha Trindade, do Jardim Nogueira, é usuário assíduo do transporte coletivo sorocabano. A deficiência visual não o impediu de perceber a mudança e elogiar o menor tempo de viagem. “Percebi que o ônibus não chegou até a Rua Álvaro Soares e, com isso, ganhamos uns 4 a 5 minutos, é uma boa vantagem”, disse ele.
A mesma opinião tem o taxista Luiz Alberto Machado, que trabalha ao lado do Terminal há 7 anos. “É o primeiro dia, mas é nítido que melhorou e muito. Acho que foi uma boa medida encontrada para desafogar o trânsito. Passei pela Rua Álvaro Soares e é perceptível a melhoria no fluxo de veículos”, contou.
As obras de prolongamento da Rua Araçoiaba e a mudança no sistema viário resultam de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Sorocaba, o Pátio Cianê Shopping e o Ministério Público e integram as medidas compensatórias previstas devido à instalação do novo centro de compras. A empreendedora arcou com os recursos das obras viárias, num investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações.
O TAC prevê, ainda, a criação de um novo acesso entre as Ruas Saldanha da Gama e Francisco Scarpa, o que deve diminuir o tráfego de veículos da Rua Padre Luiz, na altura da Praça da Bandeira. A Prefeitura iniciou os processos para quatro desapropriações previstas no local, cujas obras viárias também serão custeadas pelo Pátio Cianê.