Blitz da Biodiversidade acontece nas avenidas Itavuvu e Ipanema nesta quinta-feira

25/2/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba realizará nesta quinta-feira (26) uma Blitz da Biodiversidade, ação que visa conscientizar os motoristas que passam pelo município sobre o problema do atropelamento de animais silvestres. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade ocorrerá das 8h30 às 10h30 na Avenida Itavuvu, em frente ao Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”, e das 13h às 15h, na Avenida Ipanema, na altura do número 1.027.

A equipe da blitz, formada pelos funcionários do Parque da Biodiversidade e do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, também vai aproveitar este momento para divulgar o Sistema Urubu – um aplicativo de celular que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.

“Além dos motoristas ficarem cientes do grande problema que é o atropelamento da fauna e poderem passar a ajudar, tomando mais cuidado na direção, eles também serão informados de que o registro de eventuais animais atropelados que encontrem, através do Sistema Urubu, também é uma importante atitude em prol da conservação da fauna brasileira”, explica o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.

O atropelamento é uma séria ameaça para a fauna brasileira. Cerca de 475 milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção. Sorocaba também sofre com o problema de animais silvestres atropelados, principalmente em sua área rural e em áreas periféricas da cidade, onde ainda se encontram fragmentos de vegetação, sendo que uma destas áreas é o entorno do Parque da Biodiversidade.

No dia 15 de novembro do ano passado foi realizado o Dia Nacional de Urubuzar, uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre realizada no Brasil. A Prefeitura de Sorocaba também se engajou neste movimento e promoveu ações no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para divulgar o Sistema Urubu. A iniciativa da campanha é da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), do Parque das Aves em Foz do Iguaçu e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

De acordo com a Sema, a ação foi um grande sucesso em todo o Brasil, porém, para minimizar o problema do atropelamento da fauna silvestre é necessário realizar ações de longo prazo para gerar resultados concretos e a Blitz da Biodiversidade é uma delas.

Como funciona o Sistema Urubu

O Sistema Urubu é um aplicativo de celular disponível gratuitamente para aparelhos com Android e IOS. Ele permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação da fauna, ajudando a proteger os animais silvestres de atropelamentos.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações em prol da conservação da biodiversidade. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos, pode fazer a diferença. Quanto mais pessoas “urubuzarem”, mais exatos são os dados obtidos e melhores as medidas que podem ser tomadas para evitar os atropelamentos da fauna. Assim cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.

Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo. O local da foto e a data são marcadas automaticamente e a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos vulneráveis e, então, propõem mudanças para reduzir os atropelamentos.

O Sistema Urubu é constituído por três partes: o aplicativo Urubu Mobile que coleta os dados, a plataforma Urubu Web faz a gestão de dados e o Urubu Map, que fica disponível para que as pessoas vejam as informações no mapa.

Blitz continua na sexta-feira

Na sexta-feira (27), a Blitz da Biodiversidade será realizada pela manhã, das 8h30 às 10h30, na Avenida Itavuvu, na altura do número 5.031. Já à tarde, a ação acontecerá das 13h às 15h, no Parque das Águas, próximo ao estacionamento voltado à Avenida Dom Aguirre.

Compartilhe no Whatsapp