Sai Carnaval, entra a Páscoa e seus incríveis ovos de chocolate

23/2/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Guardadas as fantasias, os confetes e serpentinas, a hora agora é do reinado de outro ingrediente de felicidade: o chocolate. Mais especificamente os ovos de chocolate que já inundam as prateleiras de hipermercados, lojas especializadas e até redes sociais, pois os ovos artesanais tornaram-se ótima opção aos produtos ‘comerciais’.

Por conta disso, o Procon Sorocaba redobra a atenção quanto à orientação do consumidor na hora de comprar uma das maiores representações da Páscoa, principalmente, junto ao público infantil.

Então, atenção, calma e cuidado ajudam na realização da melhor compra. Vamos começar por esclarecer uma coisa importante: a numeração apontada na embalagem do ovo não tem relação com a indicação do peso do produto, não é equivalente entre os fabricantes e, portanto, não é padronizada.  Ao escolher o ovo, o consumidor deve observar e comparar peso, qualidade e preço.

Atrativo que leva o preço das doçuras às alturas, os brinquedos devem ter especificação descrita do lado de fora da embalagem, com informações sobre faixa etária à qual se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); importador (caso o brinquedo seja importado); instruções de uso e de montagem; eventuais riscos que possam apresentar à criança; selo de segurança do Inmetro, indicando que o produto foi fabricado e comercializado segundo normas técnicas nacionais. Lembre-se: produtos que não apresentam o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança.

É na embalagem que todas as informações sobre o produto devem estar. Estas devem ser claras e precisas, com especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade e peso, bem como os possíveis riscos que o produto apresente. 

Avalie, também, as condições gerais da embalagem, pois ela deve proteger o produto de insetos ou contaminação. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou partes amassadas. Se constatar a situação, recuse. 

Onde comprar 

A gama de ofertas de ovos de páscoa é enorme. Então, vale a pena conferir as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário na hora da compra. O fornecedor deve cumprir a oferta exatamente como anunciou. Após definir o tipo de ovo a ser comprado, pesquise preços, pois eles podem variar bastante de um local para outro.

No caso dos produtos artesanais, os fabricantes caseiros devem seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados. Solicite a degustação do produto antes da compra e, sempre que possível, visite a cozinha. 

Para aquelas pessoas com restrições alimentares, por exemplo, há opções de chocolates diet, sem adição de açúcar ou sem lactose. E as regras de apresentação dos produtos são as mesmas para qualquer outro ovo de chocolate. Inclusive, com destaque para as características de sua utilização para efeito de consumo específico. 

Agora que você conhece os principais pontos de garantia de uma boa compra de ovos de chocolate, anote as dicas. 

• Escolha um estabelecimento limpo e sem odores fortes. 

• O local onde estão armazenados ou expostos os ovos deve estar sob temperatura adequada (cerca de 18o C). Ambientes muito quentes provocam o derretimento do produto. Temperaturas muito baixas fazem o chocolate endurecer e apresentar uma coloração esbranquiçada. 

• O armazenamento deve ser efetuado longe de produtos de limpeza e fontes de calor. 

• Não compre de ambulantes – as condições de armazenamento são inadequadas, o que pode colocar em risco sua saúde.

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon Sorocaba.

 

Compartilhe no Whatsapp