Parque da Biquinha ganhará o seu meliponário neste domingo

20/2/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Neste domingo (22), às 15h, o Parque da Biquinha ganhará  seu meliponário – espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. A ação será realizada durante um curso gratuito sobre abelhas nativas sem ferrão direcionado a apicultores e educadores, que acontecerá no sábado (21), das 8h às 17h, no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, e no domingo, das 8h às 17h, no próprio Parque da Biquinha.

A instalação de meliponários nos parques naturais de Sorocaba faz parte do Projeto VivAbelha - Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis).

“O nosso objetivo é implantar os meliponários em nossos parques naturais é sensibilizar a população sobre a importância da conservação das abelhas que, além de tudo, têm uma atuação  ecológica fundamental na manutenção da nossa flora”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente. A ideia do VivAbelha é também compartilhar os conhecimentos nesta área, integrando ciência e sociedade.

As abelhas são importantes para a preservação da flora, na polinização das culturas agrícolas, na produção de gêneros alimentícios derivados e, além de tudo, um grande instrumento para a educação ambiental. Essas abelhas ensinam, à sua maneira, uma forma harmônica de trabalhar em sociedade e extrair recursos da natureza.

De acordo com a Sema, o VivaAbelha teve início há 2 anos no Parque Natural “Chico Mendes” e hoje abrange o Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade "Marco Flávio da Costa Chaves" e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas. Os espaços totalizam atualmente 20 colmeias de 5 espécies nativas da região de Sorocaba e servem como berço para reprodução destas e implantação nos demais parques naturais da cidade.

Sobre o curso

Ministrado pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli, o objetivo do curso é estimular a criação e conservação de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis, e também em ações educativas. Durante a oficina, os participantes terão contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, bem como conhecerão as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação deste inseto. Todas as vagas já foram preenchidas.

Mais informações na Associação Paulista de Técnicos Apícolas, que fica na Avenida Gonçalves Magalhães, 983, no Trujillo. O telefone é (15) 3234.5036.

Compartilhe no Whatsapp