da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Talvez poucos saibam, mas o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) tem participação num produto que vem fazendo o maior sucesso entre os brasileiros que gostam de ler: o Lev, leitor digital lançado ano passado por uma das principais editoras e livrarias do País em parceria com o Centro de Estudos Avançados do Recife (C.E.S.A.R), cuja filial no sudeste está instalada no PTS.
O trabalho dos profissionais do C.E.S.A.R em Sorocaba contribuiu para a criação do leitor digital. Com touchscreen e-ink de 6 polegadas e peso de apenas 190 gramas, o dispositivo oferece integração com a loja de livros digitais. Ou seja, a partir do próprio aparelho conectado a uma rede wi-fi, pode-se escolher e comprar novos livros.
Engenheiros e designers do CESAR trabalharam desde a concepção ao lançamento do Lev, passando pela definição das características de acordo com as necessidades do cliente final, pela seleção e articulação de fabricantes e pelo desenho dos testes de aceitação do produto final – esta última etapa realizada no PTS pela equipe da filial sorocabana do instituto de inovação.
Paulo Melo, gerente de negócios do C.E.S.A.R, conta que o projeto de parceria com editora e livraria foi de longo prazo. “Quando se pensou em fazer um e-reader, um dos nossos primeiros trabalhos foi procurar fabricantes para entender o que esses produtos tinham para oferecer, e se isto atenderia às necessidades de nosso parceiro”, comenta.
Melo também explica que o pessoal de Sorocaba trabalhou no que foi denominado de loja, dentro do Lev. “Trata-se de um software que permite ao usuário efetuar a compra de livros diretamente na loja online de nosso parceiro”, esclarece. “Ou seja, o Lev como um todo é um modelo de negócio desenvolvido pelo C.E.S.A.R para a editora e livraria, onde o cliente final lê livros e também pode comprar novas obras”, finaliza.