da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, que se encontram há uma semana no Jardim Pagliato, estão finalizando a reconstrução de três dos blocos de concreto responsáveis pela sustentação da adutora de aço de 800 milímetros de diâmetro, que se desconectou no dia 24 de janeiro último, no trecho em que atravessa aquele bairro.
De acordo com os engenheiros da autarquia, a conclusão é de que houve uma movimentação do solo sob um dos blocos de ancoragem, provavelmente provocado por raízes de árvores que existiam no local, fato que desencadeou a desconexão de uma das barras da tubulação e a danificação de outros dois blocos de concreto.
O trabalho que os funcionários do Saae/Sorocaba estão executando no local está se constituindo na implantação de outros três blocos de ancoragem, em pontos diferentes dos danificados. Na manhã desta quarta-feira (04/02), as caixas montadas em torno da tubulação receberam o concreto, e agora deverá ser observado o período para a cura (secagem), de aproximadamente quinze dias.
No final de semana em que o acidente ocorreu, os servidores da autarquia conseguiram recolocar no lugar a barra que se desconectou, com o auxílio de cabos de aço e máquinas retroescavadeiras, e emergencialmente foi realizado reforço de solda nas conexões e cravados perfis de aço, com cinco metros de profundidade, para a sustentação provisória da adutora, até que a intervenção que agora está sendo executada fosse finalizada.
Paralelamente, a direção da autarquia está verificando os custos junto a empresas especializadas para a execução de um trabalho de inspeção mais aprofundado sobre as condições físicas e estruturais das quatro adutoras que captam água bruta em Itupararanga e fazem a adução até a Estação de Tratamento do Cerrado, numa extensão de 14 quilômetros.