da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou na manhã desta terça-feira (03) da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. Desde que assumiu o mandato, Pannunzio sempre participa da primeira sessão ordinária.
O líder do Executivo na Câmara, o vereador José Francisco Martinez usou a tribuna para saudar a presença do prefeito. “Estamos para ouvir a sua perspectiva para este ano. Estamos a postos para ouvi-lo e agradecer não só a sua presença, mas também de todos os secretários.”
Durante o discurso, o prefeito colocou que o cenário de atuação de 2015 é bem diferente daquele que se desejava. “Enfrentamos hoje questões cujas resoluções exigem a adoção de medidas que tem como denominador comum o fato de serem amargas e estimularem um prognóstico pessimista”, avalia Pannunzio.
Mas, mesmo com este cenário, o prefeito afirma que os sorocabanos jamais desistem. “Esse modo de ver as coisas contagia.” Pannunzio citou que, na semana passada, na contracorrente do pessimismo, a empresa Toyota, com uma fábrica em Sorocaba, surpreendeu o Brasil. “Ela (Toyota) anunciou a abertura de 400 novos postos de trabalho. Com certeza, teremos mais empregos indiretos que virão em decorrência de empresas que suprem a própria Toyota”, disse o prefeito.
Para Pannunzio, nesses últimos dois anos, alguns observadores podem ter achado que o relacionamento entre a Câmara e o Executivo foi aos trancos e barrancos. “Isso é só aparentemente. Em nenhum outro momento dessa cidade as iniciativas do prefeito foram tão questionadas e rigorosamente esmiuçadas pelos legisladores. Isso aconteceu nos debates em plenário, nas audiências públicas e no trabalho expressivo de Comissões Parlamentares de Inquérito e das Comissões Especiais”, afirma.
O prefeito falou que gerar entendimento em divergência, às vezes, até profundas, nunca é fácil. “Mas isso não representa o empecilho ao entendimento. Após até discussões ásperas, o Legislativo aprovou todas as propostas do Executivo que foram essenciais para modernização da nossa cidade”, explica.
Assim, algumas propostas se tornaram realidade após passar pelo severo crivo do Legislativo. “Medidas do porte e do alcance da reforma administrativa, do convênio com o Banco de Olhos que viabilizou a implantação da UPH da Zona Leste, da Parceria Público Privada relativa ao Hospital Público e da concessão subsidiada para implantação do BRT e de um novo pacote financeiro com a Companhia Andina de Fomento para execução de obras viárias”, lembra Pannunzio.
O prefeito colocou que será preciso debater e chegar a consenso nesses próximos dois anos (2015/2016). “Estou aqui para desejar, além de um profícuo ano legislativo aos integrantes desta casa, dizer que o Executivo está pronto para encarar os desafios. E tenho certeza, a partir da experiência acumulada, que a disposição para a busca de consenso não será menor por parte desta Câmara de Vereadores”, finalizou Pannunzio.
O presidente da Câmara, Gervino Cláudio Gonçalves, agradeceu a visita do prefeito Antonio Carlos Pannunzio. “Quero desejar que seja um ano muito bom para nós todos. Tudo aquilo que foi importante para a população, o senhor (prefeito) pode contar com a Câmara”, falou Cláudio.
Também estiveram na Câmara, os secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Aurilio Caiado (Fazenda), Maurício Jorge de Freitas (Negócios Jurídicos), José Simões (Educação) e o Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado.