Programa “Escola Bonita” está levando melhorias às unidades de Sorocaba

21/1/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

om o objetivo de fazer manutenções preventivas e, consequentemente, oferecer mais qualidade no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sorocaba está realizando desde julho de 2014 o Programa “Escola Bonita”. Para isso está sendo promovida a manutenção de CEIS, escolas municipais e até as unidades da Oficina do Saber. Os serviços incluem reparos hidráulicos e elétricos, pintura, manutenção no telhado e até troca de caixas d`água, como foi feito na EM "Prof. Oswaldo de Oliveira", no Éden.

A iniciativa municipal é promovida pela Secretaria da Educação (Sedu). “São os próprios diretores e supervisores de ensino das unidades que apontaram as necessidades e os serviços que devem ser realizados”, explica o secretário da Educação, José Simões de Almeida Júnior.

Com base nas indicações das escolas, a Secretaria da Educação abriu em no mês de abril do ano passado um processo licitatório para a contratação de empresa para a execução do serviço de manutenção e conservação em prédios escolares, com o fornecimento de material e mão-de-obra. 

De acordo com a Sedu, as 36 unidades que estão passando ou já passaram pelos serviços do “Escola Bonita” são: 

 

- CEI 81 – “Profª Edith Del Cistia Santos”

- CEI 79 – “Prof. João Tortello”

- CEI 82 – “Prof. Benedito Marçal”

- CEI 57 – “Engº João Salerno”

- CEI 58 – “Profª Dulce Puppo de Oliveira Pinheiros”

- CEI 85 – “Maria Regina A. Godoy”

- CEI 08 – “Prof. Messias Ribeiro de Noronha Cunha”

- CEI 26 – “Luiz de Sanctis”

- CEI 71 – “Profª Yolanda Prestes Neder”

- CEI 43 – “Profª Vera Lúcia Momesso Maldonado”

- CEI 62 – “Monsenhor Antonio Simon Sola”

- CEI 74 – “Profª Maria de Castro Affonso Marins”

- CEI 78 – “Ettore Marangoni”

- CEI 63 – “Reynaldo D’Alessandro”

- CEI 48 – “Frei Achilles Kloeckner”

- CEI 09 – “Prof. Fernando Rios”

- CEI 07 – “Francisca Moura Pereira da Silva”

- CEI 83 – “Maria Carmen Rodrigues Sacker”

- CEI 61 – “Yollanda Rizzo”

- CEI 16 – “Profª Beatriz de Moraes Leite”

- CEI 80 – “Profª Ana Rosa Judice Moreira Zanussi de Oliveira

- CEI 102 - "O Quintal"

- CEI 73 - "Matilde Galvin"

- EM “Prof. Benedicto José Nunes”

- EM “Prof. Basílio da Costa Daemon”

- EM “Prof. Hélio Rosa Baldy”

- EM “Prof.ª Rosa Cury”

- EM “Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez”

- EM "Prof. Achilles de Almeida"

- EM "Prof.ª Zilah Dias de Mello Scherepell"

- Oficina do Saber – Dr. Hélio Rosa Baldy

- Oficina do Saber – EM Prof. Paulo Fernando Tortello

- Oficina do Saber – EM Luiz de Almeida Marins

- Oficina do Saber – EM Maria de Lourdes M. Martinez

- Oficina do Saber – EM Walter Carretero

- Oficina do Saber – EM Maria de Lourdes Ayres de Moraes

 

CEI-08

Os pais e alunos do CEI-08, da Vila Progresso, terão uma grata surpresa ao retornarem às aulas no dia 9 de fevereiro. É que a unidade está passando por alguns serviços de manutenção desde o dia 2 de setembro de 2014 e a previsão é que tudo seja finalizado no início de fevereiro.

Inaugurado em 1950, o prédio do CEI-08 já abrigou a EE “Prof. Enéas Proença Arruda”. Em 1976, a Prefeitura de Sorocaba ocupou o imóvel com o EMEI-08. Em 1983, o prédio passou por ampliação. 

“É uma escola bem antiga. Só quem conhece o prédio sabe exatamente como está ficando diferente. O pátio está agora todo nivelado, vai ganhar novas árvores, e agora tem canaletas de águas pluviais”, conta Sonia Maria Carvalho de Sanctis Garcia, diretora da unidade desde 2012.

Duas salas de aula do CEI-08 estão ganhando acabamento externo, com reboco e uma nova pintura. Os banheiros estão sendo totalmente revitalizados, assim como a cozinha e a despensa. A quadra ganhou um palco, foi ampliada a cobertura e ainda receberá um gradil em sua lateral. Já no refeitório, está sendo trocado todo o forro e o local ganhará uma nova bancada de mármore para servir a refeição dos alunos, assim como uma pia nova para os pequenos lavarem as mãos.

“Estou encantada e muito feliz do CEI estar participando do Programa ‘Escola Bonita’. Tudo o que solicitei à Secretaria da Educação, dentro do possível, estou sendo atendida”, afirmou a diretora.

Para que tudo isto seja entregue até o início das aulas, uma equipe com 7 funcionários está trabalhando diariamente para finalizar as obras do CEI.

Sonia explica que apesar dos serviços do “Escola Bonita” terem começado em setembro, durante o período letivo, o remanejamento dos alunos para outra sala foi realizado apenas em novembro e, mesmo assim, Sonia disse que não recebeu nenhuma reclamação dos pais. “Todos sabem que o CEI estava precisando receber esta manutenção e este sacrifício será para termos uma escola melhor”, comentou. 

Sobre a interferência das obras no processo pedagógico, Sônia não tem dúvidas: “A beleza faz parte da nossa vida. A criança com certeza tem muito mais prazer de ser acolhida numa escola bonita. Todos nós gostamos e isto influencia sim na qualidade de ensino”, garantiu.

Compartilhe no Whatsapp