Sorocaba terá um Núcleo de Formação Cultural

19/1/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), vai criar o Núcleo de Formação Cultural. A intenção é qualificar quem já faz parte da área artística e ainda dar oportunidade para quem pretende participar do campo cultural

De acordo com a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, o núcleo vai atender toda necessidade cultural da cidade. “Hoje nós já temos um projeto chamado Mais Cultura, mas pretendemos avançar mais em quatro vertentes”, comenta a secretária.

O primeiro vertente é da iniciação artística. “São os primeiros contatos para pessoas que querem experimentar ou até prosseguir com a formação específica”, cometa Jaqueline. Na sequência será a fase de qualificação. “São cursos de curta, média e longa duração”. Já o terceiro nível é chamado de tópicos emergentes. “São congressos, conferências e palestras para que a gente possa trazer atualidades. O tempo inteiro aparecem novidades e vamos fazer encontros neste sentido”, conta a secretária.

Jaqueline diz que a última vertente será a criação de um curso de formação de gestor cultural. “Terá duração de um ano, com certificação, e vamos buscar parcerias como as universidades. Vamos preparar os gestores públicos bem como representantes do setor privados para a área da cultura”, afirma a secretária.

A Secult está finalizando o planejamento do núcleo, mas já prepara um curso para março. “Será uma qualificação para Lei de Incentivo Cultural (Linc), que vai culminar com a abertura do edital da Linc. Houve um aumento da verba para R$ 1 milhão neste este ano”, comenta Jaqueline.

Será um curso de como apresentar projetos para a Linc, mas iremos abordar, também projetos para as leis federal e estadual, e este quesito vale até mesmo para representantes do setor privado. “Existem muitos incentivos, mas o grande problema é que as pessoas não sabem formatar seus projetos. Elas têm boas ideias, mas não sabem aplicar a metodologia adequada”, destaca a secretária da Cultura, reforçando que outro aspecto do curso será ensinar como fazer a prestação de contas. 

Compartilhe no Whatsapp