Organizações e entidades assistenciais precisam renovar inscrições no CMAS

16/1/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As organizações ou entidades de assistência social devem renovar suas inscrições no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) até o dia 30 de abril. O edital com a relação de toda a documentação necessária está publicado na edição desta sexta-feira (16), do jornal “Município de Sorocaba”. 

De acordo com o presidente do Conselho, Vanderlei da Silva, essa é uma determinação do Ministério de Desenvolvimento Social. “Todas devem estar obrigatoriamente cadastradas no Conselho para desenvolverem seu trabalho”.

Toda documentação das entidades devem ser entregues até o dia 30 de abril, às 14h30. “É preciso apresentar possíveis mudanças no estatuto da entidade ou na diretoria. Também o relatório de atividade do ano anterior (2014) e o plano de ação para o ano seguinte. Neste caso 2015”, explica Vanderlei.

Em 2014, o CMAS fechou o ano com 84 organizações inscritas. “A grande maioria dessas organizações são convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). E para firmar esses convênios é preciso estar inscritos no CMAS”, afirma Vanderlei.

O trabalho do CMAS é fazer o controle popular. “Todas as políticas públicas da área da assistência social passam pelo crivo do Conselho. Nós também fazemos o acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos que são desenvolvidos, tanto pelo poder público como também do privado.”

A partir do momento que o CMAS recebe a inscrição ou o pedido de renovação é feita uma análise de todos os documentos. “Verificamos o plano de ação, o relatório de atividades para analisar se as ações estão de acordo.”

Existe um parâmetro para fazer assistência social no Brasil. “Essas organizações precisam seguir essa parâmetro. Nós fazemos esse acompanhamento, inclusive com visitas para verificar in loco como é desenvolvido o projeto”, diz Vanderlei.

A documentação para renovação do cadastro no CMAS deve ser entregue na rua Santa Cruz, 116, Centro, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3219-1920.  

Compartilhe no Whatsapp