da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Três crianças com idade entre 9 e 11 anos foram flagradas na manhã desta terça-feira (13), na Vila Formosa, moendo vidro para a produção de cerol. A ação da Guarda Civil Municipal (GCM) foi possível depois que os operadores do sistema de vídeo monitoramento constataram a atividade. Uma viatura da Patrulha Comunitária foi deslocada para averiguar o caso e flagrou três meninos moendo uma garrafa com auxílio de uma marreta. O trio tinha uma peneira para passar o vidro já moído, uma câmara de pneu de bicicleta, copo plástico com parte do pó de vidro pronto e uma lata com linha tipo “Chilena”.
Acompanhando os meninos, um homem se mantida sentado em meio a toda a atividade, sem qualquer preocupação com a situação. Ao ser abordado, assumiu ser avô de um deles e alegou que estava à sombra devido ao calor, mas não prestava atenção ao que as crianças faziam. O material cortante é responsável por seríssimos acidentes envolvendo pedestres e, principalmente, motociclistas.
Em plena vigência da campanha “Cerol, não empine essa ideia”, que visa coibir o uso do produto em linhas de pipas, a Guarda Municipal tem intensificado suas ações. Em 2014 a GCM apreendeu 52 pipas com cerol, 62 latas de linhas com o material cortante e foram geradas 7 autuações. Entretanto, segundo o comandante da corporação, Benedito da Silva Zanin, o maior objetivo do trabalho e da campanha é a conscientização da população em nome da proteção à vida. “Por isso, a fiscalização continua intensificada durante todo o período de férias escolares e as ações preventivas de orientação seguem durante todo o ano letivo”, reiterou.
Os responsáveis pelas crianças foram identificados e a GCM elaborou os respectivos autos de infração, previsto em lei e que geram multa atualizada no valor de R$ 1.483,97.
Denúncias de uso, fabricação ou venda de Cerol devem ser feitas pelos telefones 199 ou 3212-9400 (Defesa Civil/ GCM). A Guarda Municipal ainda se disponibiliza a realizar palestras orientativas e de esclarecimento a instituições e comunidades de modo a potencializar seu trabalho. Interessados podem fazer contato pelos mesmos números.