Operação contra a dengue na Vila Fiori remove quase 4,5 toneladas de criadouros

21/11/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A operação especial contra a dengue realizada pela Prefeitura de Sorocaba na Vila Fiori, Zona Norte da cidade, por meio das Secretarias da Saúde (SES), de Governo e Segurança Comunitária (SEG) e de Serviços Públicos (Serp), entre segunda (17) e esta quarta-feira (19), removeu no total 4.470 quilos de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

De acordo com o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, a Vila Fiori foi escolhida pela SES para receber o arrastão por ter registrado oito casos de dengue nos últimos dias, no período do ano considerado como “silencioso” para a doença (meses historicamente sem transmissão na cidade, pouca chuva e temperaturas mais amenas). Nestes três dias de operação, foram vistoriados 1.220 imóveis.

“Esta grande quantidade de materiais que acumulam água, retirada das residências e terrenos da região da Vila Fiori, mostra que muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre a importância do combate ao mosquito para a prevenção da dengue. Objetos que acumulam água de chuva devem ficar em local coberto. Quanto mais criadouros nos imóveis, teremos mais mosquitos e, consequentemente, mais casos de dengue na cidade”, comenta Leandro.  “Reforçamos o pedido para que a população adote pelo menos um dia da semana para combater a dengue. Neste dia, cada cidadão deve vistoriar sua casa, eliminando os criadouros do mosquito. Precisamos agir juntos para que a vencermos a luta contra o Aedes aegypti”, completa o chefe da Zoonoses.

Compartilhe no Whatsapp