da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma das principais atrações será a apresentação de Royce do Cavaco, às 20h, junto com a Família Pereira, grupo de samba sorocabano
Nesta quinta-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, os sorocabanos poderão prestigiar as inúmeras atrações gratuitas totalmente dedicadas à cultura afrodescendente da Feira Crespa (Comunidade de Representantes e Empreendedores da Sorocaba Preta), das 10h às 22h, no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e a Secretaria da Cultura (Secult), o objetivo principal da Feira Crespa será de agregar empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social.
Durante o evento, a comunidade poderá conferir o trabalho que artistas estão produzindo em Sorocaba, apresentações musicais ao longo do dia, dança, desfile, roda de capoeira, oficinas e até um encontro de Escolas de Samba da cidade.
Entre os expositores o público poderá conhecer o trabalho dos seguintes artistas: Cintia Ribeiro (bijuterias), Saulo (corte de cabelo), Elaine Souza (quadros), Paulo Augusto (escultura em madeira), Plinio Ferraz (dançarino), Tatyana Luís (flores em tecido), Marilim Alessandra Moraes (cabelereira), Maria de Lourdes Moraes (roupas dos Orisás), Hercilia de Oliveira (artesanato), Maria da Glória (exposição de fotos), Armando Oliveira (escritor), Gissely (turbantes), Evandro Oderê (bonecas de Orisás), Silvana Sarti (pintura em tela), Carlos Cavalheiro (escritor), MK Augusto (artesanato), Selma Cabral, Vladson Jorge (cartunista e retratista), Carla Cirino, Paulo Tapira (talhamento em madeira), Antonio Amaral (escritor) e Simone Maria de Oliveira (artesanato).
O público da Feira Crespa também poderá conferir, a partir das 13h, uma apresentação de dança Afro com o grupo Abayomi’n. Nascido numa proposta do Centro Cultural Quilombinho, o objetivo do grupo é promover a inclusão social, a divulgação da dança como arte e o conhecimento da cultura afro e do Candomblé.
O Abayomi’n é composto por: Lourdes (psicopedagoga que coordena as aulas), Beto - Awo Olorisa (pesquisador das danças do Orisá), Everton – contra-mestre de capoeira (auxilia na coreografia e percussão); Gessica, professora de capoeira, dançarina e articula aptidão física), Lucimara (pedagoga, dançarina e pesquisadora da cultura Afro), Fabio Marrom (professor de música e percussionista); Jakeline (percussionista e dançarina), além de Laís, Debora e Jessika (dançarinas e estudantes).
Além do caráter artístico e cultural, a Feira Crespa também vai gerar renda a algumas entidades assistenciais da cidade com a comercialização de alimentos: Associação Desportiva de Capoeira IGI YE (mini-pizza), Oficina Céu Azul (pastel), Centro Cultural Quilombinho (tapioca, batata, pipoca, açaí, crepe, milho e bebidas), Fundação Melanie Klein de Educação Especial (empanados, doces finos, espetinhos de morango, pão de mel e bala de coco) e Escola de Samba Planeta Negro (bolinho caipira e caldinho de feijão).
Programação musical
Quem for ao Parque dos Espanhóis, também poderá conferir shows ao longo do evento. Às 13h30, quem se apresenta é o grupo sorocabano de hip hop “X da Questão”. Criado em fevereiro de 1993, o grupo é formado por Carlo Rappaz (vocalista), Don Berto (vocalista), Messias (vocalista) e DJ R Jay (DJ e produtor).
Já às 16h, quem se apresenta é o “Salada Samba Rock”, que tem a proposta de mostrar o melhor do samba-rock e fazer o público relembrar e principalmente dançar ao ritmo de antigos e consagrados intérpretes como Jorge Ben Jor, Bebeto, Tim Maia e atuais como Seu Jorge e Clube do Balanço. A banda é formada por: Renê (voz), Rogerio Cruz (baixo), Rodrigo Tay (bateria), Artur (guitarra), Edivaldo Rossi (percussão) e Renê (trombone).
Por último, às 20h, quem subirá ao palco da Feira Crespa será o sambista Royce do Cavaco e a Família Pereira. Cantor e compositor brasileiro, Royce do Cavaco é considerado um dos maiores intérpretes de sambas enredo. Ocupa o posto de intérprete oficial da X-9 Paulistana, escola para onde retornou depois de seis anos. Já teve passagens pelas escolas Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior.
Já a Família Pereira é um grupo de samba formado em 2011 por jovens instrumentistas, cantores e compositores que se conheceram nas rodas de samba de Sorocaba. São eles: Raphael Pereira (violão e voz), Wellington Pereira (cavaquinho e voz), Feijão Samba (repique de mão e voz), Carlinhos Black (pandeiro e voz), Dú Lima (surdo e voz) e Juca Martins (tantan e voz).
Segue abaixo a programação completa:
10h – Abertura e Teatro Infantil, com o tema “Preconceito Não”
11h – Capoeira – Mestre Baianinho e Oficina Samba Rock
12h – Apresentação do Coral da 5ª Igreja Presbiteriana Independente
13h – Apresentação de dança com o Grupo Abayomi’N
13h30 – Apresentação do “X da Questão” (Hip Hop) e workshop Beleza Negra
14h30 – Apresentação do grupo “Balakogê” (samba)
15h30 – Oficina de Turbante
16h – Apresentação do grupo “Salada Samba Rock”
17h – Desfile Afro e Oficina Samba Rock
18h – Encontro de Escolas de Samba
20h – Apresentação de Royce do Cavaco e da Família Pereira
21h – Apoteose das Escolas de Samba