da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O evento ocorre nos dias 12, 15, 16, 17, 18 e 19 de novembro em quatro bairros da cidade com diversas atrações gratuitas
A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quarta-feira (12), às 19h, a abertura oficial do “Cidade Bambaataa – I Festival de Hip Hop de Sorocaba” no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, Zona Leste da cidade. O evento é gratuito e trará à cidade shows, debates, exposições, DJs, batalhas, roda de Break, grafite e muito mais.
Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), o evento tem apoio do Sesc Sorocaba e do Movimento Cultural de Hip Hop de Sorocaba, através do Projeto Sarjeta, Coletivo Barroca, Cufa Sorocaba, Suburban Breakers Crew, Sudoeste Soul Mano e Associação Ação Periférica. A Semana do Hip Hop foi instituída em Sorocaba pela Lei Municipal nº 7.359, de 2005, e modificada pela Lei Municipal nº 8.199 de 2007.
Na abertura, será abordada a importância do festival para Sorocaba e apresentados os quatro elementos do Hip Hop (MC, DJ, B-Boy e Grafite). Para isso contará com a participação de convidados, como Marcio Brown, DJ BNdee, Clayton Nino e Fernando Carrazedo.
Em seguida, às 19h20, será realizado o debate “O movimento Hip Hop e sua influência social”, com a participação de Rúbia Fraga, do grupo RPW e coordenadora da Frente Nacional Mulheres no Hip Hop, e de Márcio Santos, assessor especial do Hip Hop da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Durante o evento, o público também poderá conferir uma roda de Break, com o Grupo Suburban Breakrs, e show de Rap com os grupos “Spok” e “Rap com Zap San”.
Sobre o Hip Hop
O Hip Hop é a junção da música rap com o DJ e o MC/Rapper, da dança de rua com o B-Boy e B-Girl e do grafite com as artes plásticas. Uma cultura que surgiu nos bailes black e tomou as ruas e praças dos grandes centros urbanos, vindo da juventude negra e periférica, do final dos anos 1970 e inicio dos 80.
Sua raiz vem do Soul e do Funk dos Estados Unidos quando, em 1974, três jovens DJs que faziam suas festas pelos guetos de Nova York sentiram que deveriam criar algo que pudessem unificar os jovens contra a violência e mortes por brigas de gangues. Seus nomes marcaram história: DJ Jamaicano Kool Herc, Grand Master Flash e Afrika Bambaataa, este último responsável pela sugestão do nome “Hip Hop”.
Em Sorocaba, o Clube 28 de Setembro, com sua juventude negra, foi o ponto inicial desta cultura na cidade. O estilo predominava na Zona Norte, em grande número de frequentadores que viam nos bailes as equipes de renome da modalidade advindas de São Paulo. Era o momento de Chic Show, Zimbabwe, Circuit Power, Kaskatas, Dinamite, Black Mad e entre outros, que lançavam nas pistas novos jeitos de comportamentos e de música que dominaram as cidades do interior e, em especial, uma juventude sedenta pela alegria, pela dança, pelas novas amizades.
Desta forma, o Hip Hop surge como um caminho de entretenimento, conhecimento, comportamento e estilo de vida. Mesmo com a tecnologia e a profissionalização dos artistas de hoje, o movimento mantém sua raiz e identidade na cultura afro-brasileira e africana, sem negar-se à mistura de vários segmentos.
Já se passaram 40 anos desde que o Hip Hop surgiu no mundo, no dia 12 de novembro e, atualmente, é uma das formas de arte que mais cresce em Sorocaba, em São Paulo e no país. O Hip Hop, é considerado por seus adeptos como uma ferramenta, um caminho para que a juventude se torne protagonista de uma nova história acerca da inclusão cultural; feita na periferia, para a periferia e fora dela.
Programação
Após a programação de abertura, o “Cidade Bambaataa – I Festival de Hip Hop de Sorocaba” continuará ocorrendo de sábado a quarta-feira (dias 15, 16, 17, 18 e 19) com várias atrações nas quatro regiões da cidade.
No sábado, a programação ocorrerá no Parque dos Espanhóis, com Encontro de Grafite, exposição fotográfica e apresentações artísticas. Uma das principais atrações será o Baile SoulBambaataa, com o DJ Erick Jay, às 21h. Considerado um dos melhores DJ de performance da atualidade, o artista mantém a “casa cheia” em todos os bailes que toca e consegue através de sua precisão nas batidas, scratch e mixagem fazer uma sintonia perfeita.
No domingo (16), o festival prossegue no Parque dos Espanhóis. Ao longo do dia, os sorocabanos poderão conferir diversos shows e roda de Break. Uma das principais atrações deste dia será o “Potencial 3”, que se apresenta às 20h10. O grupo faz um dos shows mais empolgantes da cena Hip Hop desde os anos 1990 e são pioneiros em levadas e performances de palco que levantam o público. Nessa apresentação eles vão tocar músicas do álbum EPP3 e as clássicas, como “Mano de Fé” e “Cabeça Torta”.
Já na segunda-feira, o “Cidade Bambaataa” será levado à Praça do Jardim Casabranca, na Zona Norte. Das 18h às 21h40, o público poderá conferir discotecagem com DJ Subrinho, shows de rap com os grupos “Ato Favela” e “Máfia”.
Para encerrar a noite, será exibido às 20h o documentário “Sabotage Nós” (2013), dirigido por Guilherme Xavier Ribeiro. O filme retrata a vida do “Maestro do Canão” em direção a seu primeiro álbum “Rap é Compromisso”. Sabotage, além de rapper, atuou como ator, em filmes como “O Invasor” e “Carandiru”. Faleceu em 2003, com dois tiros na coluna vertebral, e outros dois na mandíbula e cabeça. “Sabota”, como também era conhecido, tinha largado a vida do crime 10 anos antes de sua morte.
Na terça-feira, das 18h às 21h, o festival acontece no campo de futebol do Jardim Refúgio, na Zona Sul da cidade, com shows, discotecagem e, às 20h, novamente será exibido o documentário “Sabotage Nós”.
Para encerrar a programação, a Prefeitura de Sorocaba realizará o festival no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, Zona Oeste. O evento começa às 18h, com discotecagem do DJ Subrinho e prossegue até às 21h40. Às 20h, será exibido o documentário “Sabotage Nós”.
Segue abaixo a programação completa:
Dia 12 (quarta-feira)
Edição Zona Leste - Parque dos Espanhóis
19h00 - Abertura Oficial – a importância do festival em Sorocaba
Os 4 elementos MC – DJ – B-BOY – GRAFITE
Convidados: Márcio Brown (elemento MC), DJ Bndee (elemento DJ), Clayton Nino (elemento B-Boy) e Fernando Carrazedo (elemento Grafite)
19h20 - Debate: O movimento Hip Hop e sua influência social, com Rúbia Fraga (grupo RPW e Coordenadora da Frente Nacional Mulheres no Hip Hop) e Márcio Santos (Assessor especial do Hip Hop da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo)
20h10 - Roda de Break - Grupo Suburban Breakrs
20h50 - Show de Rap com grupos locais: Spok e Rap com Zap San
21h40 – Encerramento e considerações finais: N.A.
Dia 15 (sábado)
Edição Zona Leste - Parque dos Espanhóis
ATIVIDADES PARALELAS (a partir das 13h)
•Encontro Municipal de Grafite: Coordenação - Projeto Sarjeta
•Exposição Fotográfica: Fotógrafa Convidada - Ana Paula Santos de Sá Metrovine
PALCO EXTERNO:
15h - Discotecagem: DJ Subrinho
16h - Show do grupo Projeto Sarjeta
16h30 - Show do grupo Reforço Periférico
17h - Show do grupo X-4
17h30 - Show do grupo Márcio Brown
18h00 - Batalha do Sinistro – Edição rua, 8 oponentes
18h40 - Aline LuLuzinha
19h10 - Grupo Wiu memo e STGA
19h40 - Discotecagem DJ Subrinho
20h10 - Show do grupo X da Questão
21h00 - Baile SoulBambaataa com DJ Erick Jay
22h00 – Encerramento do evento
Dia 16 (domingo)
Edição Zona Leste - Parque dos Espanhóis
ATIVIDADES PARALELAS (a partir das 13h)
•Exposição Fotográfica: Fotografa Convidada - Ana Paula Santos de Sá Metrovine
•Exposição de Grafite: Trabalhos produzidos no Encontro Municipal de Grafite
PALCO EXTERNO:
16h - Abertura Oficial do Festival: DJ Bndee
16h - Roda de Break: Suburban Breaks
16h - Batalha do Sinistro Final – Edição rua, 2 oponentes
*Interessados devem se inscrever uma hora antes no local
16h40 - Show de Rap: Juninho Pagliatto
17h10 - Show de Rap: Saída Projeto Musical
17h40 - Show de Rap: Mister Giba
18h10 - Batalha de DJ's entre convidados
18h40 - Show de Rap: Alerta Rap
19h10 - Show de Rap: Veredicto ZN
19h40 - Show de Rap: Submundo Paralelo
20h10 – Show “Potencial 3”
21h20 - Encerramento do evento
Dia 17 (segunda-feira)
Edição Zona Norte
Local: Praça do Jardim Casabranca (entre as Ruas Washington Pensa e Dolores Rios Moncaio)
ATIVIDADES:
18h00 - Discotecagem com DJ Subrinho
19h00 - Show de Rap: Ato Favela
19h30 - Show de Rap: Máfia
20h00 - Documentário Sabotage Nós (Brasil, 2013)
21h40 – Encerramento do evento
Dia 18 (terça-feira)
Edição Zona Sul
Local: Campo de Futebol (Rua Projetada Dois, paralela a Rua Oswaldo Martins – Jardim Refúgio)
ATIVIDADES:
18h00 - Discotecagem DJ Bndee
19h00 - Show de Rap: UCDV
19h00 - Feestyle aberto ao público
20h00 - Documentário Sabotage Nós – Brasil, 2013
20h00 - Discotecagem: DJ Bndee
21h00 - Encerramento do evento
Dia 19 (quarta-feira)
Edição Zona Oeste
Local: Praça “Maestro Nilson Lombardi” – Jardim Ipiranga
ATIVIDADES:
18h00 - Discotecagem DJ Subrinho
19h00 - Freestyle
19h00 - CH Rapper
20h00 - Documentário Sabotage Nós – Brasil, 2013
21h20 - Discotecagem: DJ Subrinho
21h40 - Encerramento do evento