FSS promove debate sobre reaproveitamento de resíduos industriais com universidades

12/11/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Dar um novo significado à palavra resíduo, transformando-o em recurso a ser utilizado por escolas, artistas, artesãos e comunidade em geral. Esse é o principal objetivo do encontro “Ressignificação de Resíduos e o Design”, que acontece no dia 18 de novembro, uma terça-feira, às 19h30, no teatro do Sesi, no bairro Mangal.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o encontro reunirá alunos e professores de seis universidades e faculdades de Sorocaba: Unesp, Fatec, Facens, Uniso, Anhanguera e Uniesp. Na ocasião, será apresentado o Projeto de Ressignificação de Resíduos Industriais, de autoria do FSS, em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

De acordo com o projeto, as empresas poderão doar diversos tipos de resíduos industriais que, após triagem realizada por uma equipe técnica, serão armazenados em um galpão. Lá eles serão organizados, para que creches, escolas, artesãos e artistas possam utilizá-los em suas atividades. “Aquilo que antes era considerado um resíduo, poderá ser transformado em uma obra de arte, por exemplo. Isso é colocar a sustentabilidade em prática”, explicou a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, idealizadora do projeto.

O Encontro no Sesi contará com a presença da professora Maria Cecília Loschiavo dos Santos, autora do livro “Design, Resíduos e Dignidade”, que reúne diversos autores que repensam o design e o resíduo, compartilham práticas e apresentam objetos propositivos de design com resíduos.

Maria Cecília é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e orientadora Programa de Ciência Ambiental (Procam) da mesma universidade.

Os universitários que tiverem interesse em participar do encontro podem fazer sua inscrição diretamente na instituição na qual estudam. Os participantes receberão certificado. 

 Projeto de Ressignificação de Resíduos Industriais

 A ideia do projeto surgiu após uma viagem feita por Maria Inês à cidade italiana de Reggio Emilia, onde conheceu o projeto Remida, um centro de reaproveitamento do município que conta com a parceria de 170 empresas e virou modelo para outros 17 países. “Nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, as crianças utilizam os resíduos nas atividades de brincadeira e de criação”, explica.

Além do armazenamento dos resíduos, a ideia é que o galpão seja um espaço de incentivo à criatividade e tenha uma programação educativa, com oficinas de como utilizar os materiais e exposições.

O projeto de Ressignificação de Resíduos Industriais integra as ações do FSS junto aos artesãos de Sorocaba, visando estimular a criatividade e qualidade artística dos trabalhos, além de possibilitar inclusão da arte na educação da Primeira Infância.

Compartilhe no Whatsapp