Prefeitura inicia retirada de placas de propaganda instaladas em áreas públicas

11/11/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba deu início, na manhã desta segunda-feira (10), à retirada de diversos painéis e placas de propaganda instalados irregularmente em áreas públicas da cidade. A medida faz parte do Programa de Despoluição Visual, lançado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio em agosto deste ano. As primeiras placas removidas estavam fixadas nas empenas de paredes contíguas a espaços públicos localizados às margens das duas pistas da Avenida JJ Lacerda, na Zona Norte da cidade.

O programa iniciado pela Prefeitura tem por objetivos harmonizar a comunicação que integra o espaço urbano da cidade nas formas de placas indicativas de empresas (fachadas, totens, por exemplo) e publicidade ao ar livre (outdoors e similares), disciplinando o que já é permitido, orientando correções necessárias e fiscalizando o cumprimento das regras. “Nossa ideia é a de reduzir a poluição visual, ordenando os muitos elementos que compõem a paisagem urbana, de forma a promover e valorizar o patrimônio ambiental, cultural, histórico, artístico e paisagístico de toda a cidade”, comenta o prefeito Pannunzio.

Além do aspecto estético, o Programa de Despoluição Visual também visa compatibilizar essas modalidades de publicidade ao ar livre com as normas e sinalização de trânsito, de forma a facilitar o acesso a serviços de saúde, ambulâncias, Corpo de Bombeiros e polícias. “Muitas vezes o excesso de placas e painéis acaba por dificultar a visualização de muitos desses serviços, ou mesmo das indicações das rotas a seguir para chegar aos mesmos”, pondera o prefeito.

Fiscalização

Desde o início do ano, a Prefeitura tem intensificado suas ações no sentido de identificar os responsáveis pela instalação irregular de placas em áreas públicas, tendo efetuado ao menos 18 notificações nesse sentido e aplicado 14 multas. “Algumas empresas atenderam prontamente as notificações da Prefeitura, retirando suas placas. Outras, no entanto, não se manifestaram. Isto nos leva a agir e retirar os dispositivos irregulares”, comenta o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Toni Silveira, um dos responsáveis pelo Programa de Despoluição Visual da Prefeitura.

Retirada

Uma equipe, composta por dez homens, um caminhão munk e outros dois caminhões com carroceria para transporte dos materiais retirou na manhã desta segunda-feira as primeiras placas instaladas em áreas públicas. A primeira ação ocorreu na confluência das Avenidas Ipanema com J. J. Lacerda, na Zona Norte.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, a remoção se mostrou mais complicada do que se imaginava, uma vez que as estruturas metálicas das placas estavam “chumbadas” com concreto nas paredes. “Para se chegar aos suportes, nossa equipe está tendo de retirar uma a uma as folhas de zinco onde são fixados os adesivos com as propagandas para conseguir acesso às fixações das estruturas dos outdoors”, comentou.

O secretário da Serp explica o custo da retirada dos outdoors será repassado às empresas exibidoras responsáveis e todo material retirado das ruas está sendo encaminhado para um depósito da Prefeitura, onde permanecerá à disposição das empresas por um período de 90 dias. “É difícil precisar um valor para a retirada, uma vez que as placas podem apresentar características diferentes de estrutura e fixação, e que vão demandar trabalhos diferentes”, pondera Oduvaldo, lembrando que o custo da guarda do material recolhido também será repassado às empresas exibidoras dos outdoors.

Compartilhe no Whatsapp