Secult promove I Festival de Hip Hop de Sorocaba

7/11/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

O Parque dos Espanhóis é palco das principais atrações. Confira a programação clicando aqui

 A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove a partir do próximo dia 12, quarta-feira, no Parque dos Espanhóis, o “Cidade Bambaataa – I Festival de Hip Hop de Sorocaba”. O evento tem apoio do Sesc e do Movimento Cultural de Hip Hop de Sorocaba, através do Projeto Sarjeta; Coletivo Barroca; Cufa Sorocaba; Suburban Breakers Crew, Sudoeste Soul Mano e Associação Ação Periférica. Nos dias 12, 15, 16, 17 e 18 de novembro, a Zona Leste será palco de shows, debates, exposições, Dj’s, batalhas, roda de Break, grafite e muito mais.

O Hip Hop é a junção da música RAP com o DJ e o MC/Rapper, da dança de rua com o B.Boy e B.Girl e do grafite com as artes plásticas. Uma cultura que surgiu nos bailes blacks e tomou as ruas e praças dos grandes centros urbanos, vindo da juventude negra e periférica, do final dos anos 1970 e inicio dos 80. Sua raiz vem do Soul e do Funk dos Estados Unidos quando, em 1974, três jovens DJs que faziam suas festas pelos guetos de Nova York sentiram que deveriam criar algo que pudessem unificar os jovens contra a violência e mortes por brigas de gangues. Seus nomes marcaram história: DJ Jamaicano Kool Herc, Grand Master Flash e Afrika Bambaataa, este último responsável pela sugestão do nome “Hip Hop”.

Em Sorocaba 

O Clube 28 de Setembro de Sorocaba, com sua juventude negra, foi o ponto inicial desta cultura na cidade. O estilo predominava a zona norte, em grande número de frequentadores que viam nos bailes as equipes de renome da modalidade advindas de São Paulo. Era o momento de Chic Show, Zimbabwe, Circuit Power, Kaskatas, Dinamite, Black Mad e entre outros, que lançavam nas pistas novos jeitos de comportamentos e de música que dominaram as cidades do interior e, em especial, uma juventude sedenta pela alegria, pela dança, pelas novas amizades.

Desta forma, o Hip Hop surge como um caminho de entretenimento, conhecimento, comportamento e estilo de vida. Mesmo com a tecnologia e a profissionalização dos artistas de hoje, o movimento mantém sua raiz e identidade na cultura Afro Brasileira e Africana, sem negar-se à mistura de vários segmentos.

Já se passaram 40 anos desde que o Hip Hop surgiu no mundo, no dia 12 de novembro e, atualmente, é uma das formas de arte que mais cresce em Sorocaba, em São Paulo e no país. O Hip Hop, é considerado por seus adeptos como uma ferramenta, um caminho para que a juventude se torne protagonista de uma nova história acerca da inclusão cultural; feita na periferia, para a periferia e fora dela. 

A Semana do Hip Hop foi instituída em Sorocaba pela Lei Municipal nº 7359, de abril de 2005, modificada pela Lei Municipal nº 8199 de 2007. Confira a programação completa clicando aqui.  

Compartilhe no Whatsapp