Projeto aprovado pela Linc tem apresentação na Fundec

28/10/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Contemplados com a Lei de Incentivo à Cultura (Linc) 2014, da Secretaria a Cultura de Sorocaba (Secult), Arlindo Lima e Ramon Vieira fazem a última apresentação do show “O Tropeiro” no próximo dia 1, na Sala Fundec, a partir das 19h. 

Classificado na categoria “Primeiros Projetos”, com um financiamento da ordem de R$ 27.500,00 por parte da Linc, o espetáculo traz em seu conteúdo musical a história e a cultura caipiras em letras profundas e sentimentais.

As apresentações de ”O Tropeiro” começaram por escolas públicas, onde cerca de 3 mil alunos assistiram à cantoria e  ouviram causos e histórias relacionados à vida interiorana e à relação com a natureza. O aspecto didático procurou dar ênfase à história, tradição e realidade dos antigos vaqueiros da região.

A ideia do projeto é proporcionar ao espectador uma viagem às raízes da música sertaneja brasileira, que traz à tona temas muito atuais relacionados ao campo, ao meio ambiente e às relações sociais. Sob o ponto de vista técnico, o espetáculo usa de instrumentos tradicionais como a viola caipira, baixo “de pau” e o acordeão. Compositor, violeiro e cantor Arlindo Lima, mostra trabalhos autorais e clássicos do cancioneiro caipira brasileiro e amarra o repertório às lembranças da antiga Sorocaba de tropeiros e violeiros, mantendo a sonoridade tradicional das modas pontuadas por sanfona e instrumentos de percussão rústicos. 

Médico de formação, Arlindo tem cinco CDs autorais gravados e o último, “Cavalo do Tempo”, de 2013, já conta com a participação do cantor Ramon Vieira, que ainda integra o Trio Macaíba e do Maracatu Leão da Vila. Segundo Arlindo Lima, “O Tropeiro” deverá se tornar o sexto trabalho a ser gravado.

A Fundec fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Os ingressos custam R$ 10.

Compartilhe no Whatsapp