Sorocaba sedia Fórum Estadual de Secretários Municipais de Fazenda/Finanças

28/10/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Sorocaba sedia nesta quarta-feira (29) a 8ª Reunião do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Fazenda/Finanças do Estado de São Paulo. O encontro, que acontecerá a partir das 9h no auditório Parque Tecnológico de Sorocaba, tem como objetivos apresentar e promover discussões de temas como políticas tributárias e justiça fiscal, bem como outros assuntos de interesse ou relativos às secretarias de fazenda/finanças, além de proporcionar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas nos municípios paulistas.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda de Sorocaba, Aurílio Caiado, um dos fundadores e atual secretário Desse colegiado, a reunião do Fórum em Sorocaba terá como destaques principais as participações do Secretário de Estado da Fazenda, Andrea Sandro Calabi, que fará a palestra de abertura falando sobre “Perspectivas de repasse de ICMS para 2015”, e do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que fechará o encontro às 16h30, ministrando palestra sobre o “Simples Nacional”.

Congregando ao menos 120 municípios membros, o Fórum de Secretários da Fazenda/Finanças surgiu por iniciativa dos dirigentes das secretarias dos municípios de Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Segundo o Secretário de Fazenda sorocabano, Aurílio Caiado, “o grupo instituidor do Fórum definiu como uma das propostas mais importantes desse colegiado a troca de experiências entre os municípios, a promoção de pesquisas, o desenvolvimento institucional, bem como a qualificação e o aperfeiçoamento profissional não apenas dos secretários, mas também de prefeitos e daqueles funcionários das secretarias que também se interessem por se atualizar permanentemente em relação a assuntos relacionados à administração econômico-financeira dos municípios”, pondera Caiado.

O secretário de Fazenda de Sorocaba lembra que o evento é gratuito e aberto a todos os funcionários de secretarias de fazenda e finanças dos municípios paulistas, de outras secretarias municipais correlatas aos temas debatidos, de câmaras de vereadores, bem como a especialistas interessados nos temas.

Programação

Prevista para transcorrer das 9h às 17h30, a 8ª Reunião do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Fazenda/Finanças do Estado de São Paulo terá programação única pela manhã. Neste período, além de Andrea Calabi, também estarão palestrando o economista José Roberto Afonso – considerado um dos maiores tributaristas do País – que falará sobre “Repartição de Receitas”, e Júlio César Duarte, consultor de políticas públicas do sebrae-SP, que falará sobre “A utilização das compras públicas como instrumento de apoio ao desenvolvimento regional”.

À tarde a programação do evento será dividida com palestras acontecendo simultaneamente, a partir das 14h, nas salas Azul e Laranja do Parque Tecnológico. 

 

Sala Azul:

 

Das 14h às 14h45

-  Sidnei Bispo, com o tema “Monitorando a qualidade dos serviços públicos: dos Serviços Urbanos ao Cadastro de Imóveis, uma gestão de resultados”

 

Das 14h45 às 15h30

- Paulo Roberto Galvão apresenta o tema “Controle interno como instrumento de gestão”;

- Prof. Ricardo Bulgari, falando sobre “Lei Federal 13.019/14. O regime jurídico das parcerias voluntárias. Mútua Cooperação”;

 

Das 15h45 às 16h30

- Douglas Rodrigues Caetano apresenta a “Atuação dinâmica e eficiente do controle interno com uso da Tecnologia”;

 

Sala Laranja

 

Das 14h às 14h45

- Wilson Roberto Poso Soares falará sobre “Parceria Público Privada - Sorocaba e as PPPs”;

 

Das 14h45 às 15h30

- Disney Souza Fernandes apresenta o tema “A Inteligência Tributária Municipal”;

 

Das 15h45 às 16h30

- Hernani Raupp palestra sobre “Criação e Governança de Regimes Próprios de Previdência Social”.

Compartilhe no Whatsapp