da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Serão cerca de 40 imagens de aves retratadas em espaços urbanos de Sorocaba
A partir da próxima semana, os sorocabanos poderão conferir gratuitamente no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” a exposição “Asas da Cidade”, do professor e ambientalista Gabriel Bitencourt. O lançamento da mostra será realizado no dia 22 de outubro, às 20h, com a presença do autor.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a exposição “Asas da Cidade” consiste em um acervo de cerca de 40 fotografias de aves urbanas, tendo como plano de fundo diversos locais do município.
Entre as imagens, o público poderá conferir a fotografia da gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) e da garça-moura (Ardea cocoi). Esta última é considerada a maior garça do Brasil. “Ela é emblemática porque mostra a ave bela e grande em pleno centro urbano. E esse é o principal objetivo da exposição: mostrar as belas aves que ainda conseguem coabitar as cidades com os seres humanos, despertando o olhar e a preocupação da população com a preservação da boa qualidade ambiental dos espaços”, explica o autor.
Gabriel Bitencourt é professor especialista em Educação Ambiental. Foi vereador em Sorocaba por 12 anos consecutivos e secretário de Meio Ambiente em Porto Feliz. Ativista socioambiental há várias décadas, sempre apaixonado pela natureza, tem se dedicado à arte fotográfica para retratar as aves em seu ambiente natural e aquelas que conseguem viver nos espaços urbanos.
A exposição ficará em cartaz até o dia 9 de novembro. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça adomingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.