Limpeza dos monumentos históricos está na fase final

1/10/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Os serviços de limpeza e manutenção dos monumentos históricos distribuídos pela cidade deverão estar concluídos nos próximos dias. Desenvolvidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), a limpeza contempla cerca de 50 monumentos. Marcos criados para representar fatos e personagens importantes da história de Sorocaba, as esculturas estão dispostas em praças, avenidas e espaços abertos.

Já são mais de 40 monumentos cuja limpeza está concluída. Entre esses estão os que homenageiam Baltasar Fernandes, localizado no Largo de São Bento; Monsenhor João Soares, que está na Praça Coronel Fernando Prestes; Dr. Braguinha, na Praça Dr. Ferreira Braga (Largo do Rosário); José Bonifácio de Andrade e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo, localizados na Praça da Maçonaria, no bairro Mangal.

Conforme explicou o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, todas as esculturas de bronze passarão por processo de limpeza e manutenção. “Os trabalhos tem que ser desenvolvidos com cuidados especiais, para não provocar nenhum dano aos monumentos. Após as peças serem lavadas com água e sabão, serão aplicados produtos químicos para a remoção de manchas e devolução do brilho original do bronze”, explicou. 

Os monumentos que ainda faltam receber limpeza e manutenção são: ao Tropeiro, da Praça dos Tropeiros (em frente a Santa Casa); Monumento ao Motorista, na Avenida São Paulo; Monumento ao Centenário da Igreja Presbiteriana, na Praça Frei Baraúna; Relógio da Praça Nicolau Scarpa; Cruz de Ferro, localizado no final da Avenida Ipanema; Monumento à Dom Aguirre, na confluência das Avenidas Dom Aguirre e São Francisco; e Monumento a João de Camargo, localizado à Avenida Barão de Tatuí. 

Compartilhe no Whatsapp