da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O reservatório de 2 milhões de litros de água do Centro de Distribuição da Vila Barão voltou a receber água no início da tarde desta quinta-feira (25), depois de concluídas as intervenções de manutenção programadas, que tiveram como objetivo corrigir um vazamento detectado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
O trabalho de manutenção foi concluído na noite de quarta-feira (24/09) e no período da manhã de hoje foi realizada a intervenção de limpeza do interior do reservatório, para que tivesse condições de voltar a receber água tratada para distribuição.
No início da tarde, a tubulação de entrada do reservatório foi reaberta e a água voltou a jorrar em seu interior. A previsão da autarquia é de que até o final da tarde seja atingida a sua capacidade máxima.
A manutenção programada, que teve início no último dia 15, foi desenvolvida por uma empresa especializada contratada pelo Saae e consistiu na correção do vazamento detectado, a partir da substituição da junta de dilatação do reservatório, cujo material de que é composta estava deteriorado e provocava a perda de água.
A função dessa junta de dilatação é preservar a estrutura do reservatório dos movimentos de expansão e retração da sua estrutura, provocados por fatores como as variações de temperatura e de pressão da água em seu interior.
Além desse reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água, o Centro de Distribuição da Vila Barão conta com outro da mesma capacidade, com sistema de bombeamento para a pressurização da água que é distribuída.
Embora inicialmente fosse previsto que haveria dificuldades para manter a regularidade do abastecimento nos bairros servidos por esse sistema, a autarquia conseguiu manter a distribuição estabilizada mesmo sem um dos reservatórios. O investimento da autarquia nessa manutenção foi de R$ 56.567,80.