da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Alunos da Escola Municipal “Achilles de Almeida”, na Vila Hortência, participaram na manhã desta segunda-feira (22) de uma eleição simulada. A proposta partiu de um projeto chamado “Pequenos Eleitores”.
O objetivo foi fazer as crianças conhecer todo o processo democrático. “Nós realizamos esse trabalho com os alunos do 4º e 5º anos em parceria com os professores das turmas. Os alunos aprenderam como se cria um partido, quais são as exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quais são as pessoas que se envolvem nesse processo e as necessidades que os partidos visam atender”, explica Gerson Arruda, 17 anos, monitor do Pró-Info, mantido em parceria com o Projeto Pérola.
Duas urnas foram levadas pelo Cartório Eleitoral nº 342 para realizar a simulação. Os alunos puderam votar para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual.
Antes da votação, os alunos puderam tirar dúvidas com a chefe do Cartório Eleitoral 342, Denise Maria dos Santos Costas. “As perguntas foram interessantes. Explicamos que o voto nulo e branco não vai para nenhum candidato. Esse tipo de atividade é positiva e é importante para cidadania”, afirma Denise.
A aluna Rafaele Ribeiro Martins, 10 anos, disse que foi a primeira vez que participou de uma simulação. “Achei legal. Acho importante votar”, destaca.
Sua colega de turma, Isabeli Cristina Antunes Paulino, 11, estava entusiasmada. “É legal porque é a primeira vez que a gente está votando. Acho que quando eu fizer 16 anos vou querer tirar o Título Eleitoral”, afirma Isabeli.
Para fazer a simulação haviam cinco partidos: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares e do Folclore. Os alunos também puderam ver que na urna sempre vai aparecer no caso do senador quem são seus suplentes e para os candidatos a presidente e governador quem são os candidatos a vice.
O Partido do Esportes por exemplo, tinha como candidato a senadora Natação e como suplentes a Esgrima e o Rúgbi. O Partido dos Ritmos Musicais, para governador lançou como candidato o Forró e seu vice, o Pagode, enquanto que para candidato a presidente, o Partido do Folclore apresentou Vitória-Régia e de vice-presidente, Curupira.
Segundo Gerson Arruda, foram quatro semanas de trabalho. Depois, divididos em grupos, os alunos criaram seus próprios partidos. Houve discussão das candidaturas, bolaram suas propagandas, propostas e plano de governo”, conta o monitor.
Para a orientadora pedagógica da “Achilles de Almeida”, Talita Cristina Noronha, essa atividade é muito importante para os alunos. “Foi bem aceito por eles (alunos). Com isso houve o desenvolvimento do censo crítico e também de cidadania e democracia”, acredita Talita.