da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba concorre ao lado de outros 56 municípios brasileiros ao prêmio do programa Cidades Sustentáveis. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 3 de dezembro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Mobilidade urbana e meio ambiente são alguns dos indicadores de sustentabilidade.
O programa Cidades Sustentáveis visa sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Ele conta com uma plataforma que consiste em uma agenda de ações e iniciativas para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.
O objetivo do prêmio é estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas. Sorocaba concorre na categoria Cidades Grandes, que abrange municípios com uma população de 500 mil a 1 milhão de habitantes.
Ao aderir ao programa, a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu em promover a plataforma Cidades Sustentáveis no município e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados. Com isso, foi elaborado um diagnóstico da cidade com base nos eixos temáticos propostos pelo programa, contando com o histórico de uma série de indicadores, atualizados anualmente, e seu Plano de Metas para a gestão 2013-2016.
Os indicadores de Sorocaba, com informações das áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, mobilidade, social, entre outros, bem como seu Plano de Metas, estão disponíveis aqui. Todo o trabalho foi realizado por uma comissão com representantes de todas as secretarias municipais.
Além de Sorocaba, concorrem ao Prêmio Cidades Sustentáveis: Abaetetuba (PA), Alto Taquari (MT), Anápolis (GO), Araranguá (SC), Assis (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Oriente (MG), Bom Despacho (MG), Bombinhas (SC), Brusque (SC), Campinas (SP), Canoas (RS), Caratinga (MG), Céu Azul (PR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guararema (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Ipatinga (MG), Itatiba (SP), Joinville (SC), Limeira (SP), Marechal Cândido Rondon (PR), Maringá (PR), Missal (PR), Mundo Novo (MS), Nova Santa Rita (RS), Paragominas (PA), Patrocínio Paulista (SP), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Quatro Pontes (PR), Rio Branco (AC), Rio das Ostras (RJ), Rio do Sul (SC), Salvador (BA), Santa Helena (PR), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Santos (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI), Tietê (SP), Timóteo (MG), Tiradentes (MG), Toledo (PR), Ubatuba (SP), Ubiratã (PR), Ulianópolis (PA), Vera Cruz (RS), Visconde do Rio Branco (MG), Vitória (ES).
O programa Cidades Sustentáveis é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Mais informações sobre o programa no site do Cidades Sustentáveis.