da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Procedimentos técnicos oriundos de medicinas orientais, em especial a Medicina Tradicional Chinesa, tais como auriculoterapia, fitoterapia e Lian Gong, podem ser praticados pela população durante a Semana Municipal de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares de Sorocaba. O evento foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (22) no Clube do Idoso, em Pinheiros, com exibição de vídeo e sessões de auriculoterapia, tudo de graça.
Também na manhã desta segunda-feira (22), foram realizadas práticas corporais e ginástica rítmica nos Parques da Formosa, Ipiranga e das Águas e ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Guilherme.
De acordo com a farmacêutica Joseane Dias Gomes Pereira, da Área de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o objetivo desta semana é incentivar a utilização destas práticas inovadoras de promoção de saúde e, dessa maneira, alcançar resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população.
A programação prossegue até sexta-feira (26) em áreas públicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e universidades da cidade, de manhã, à tarde e à noite. Nesta terça-feira (23), as atividades (Lian Gong e auriculoterapia) serão realizadas no pátio da Prefeitura de Sorocaba, das 9h às 10h; na Oficina do Saber da Vila Barão (prática corporal), das 8h às 9h; na UBS da Vila Fiori (auriculoterapia) e no Parque das Águas (prática corporal e ginástica rítmica). A programação completa pode ser conferida na tabela em anexo.
A Medicina Tradicional Chinesa surgiu há milhares de anos na China e é constituída por um conjunto de modalidades de tratamento e meios de diagnósticos que foram construídos a partir de uma concepção holística sobre a natureza do ser humano e suas relações com o mundo.