9.º Cras de Sorocaba atende a região central

16/9/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na tarde desta segunda-feira (15), a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central - a 9ª unidade de Sorocaba. Com o novo espaço, os serviços da rede socioassistencial da cidade estarão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade social da região central do Município e também dos bairros onde ainda não há o equipamento social.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Cras é um equipamento previsto na Política Nacional de Assistência Social via Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com uma equipe mínima de profissionais e atividades previstas. 

"É uma alegria poder organizar o SUAS em Sorocaba e a inauguração deste Cras é mais um passo que estamos dando. Agradeço a todos, especialmente a minha equipe técnica que é muito comprometida. A cidade é quem ganha com isso", destacou a vice-prefeita.

Além da nova unidade, Sorocaba possui Cras nos bairros: Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. A meta do Governo Municipal é oferecer pelo menos 15 Cras espalhados pela cidade até 2016. 

O Cras é um grande instrumento de defesa de direitos da população e funciona como uma porta de entrada da população para todos os benefícios, seja Federal, como o Bolsa Família, Estadual ou Municipal.

“A unidade verifica as necessidades das famílias de alta vulnerabilidade social, tanto na área da saúde, educação ou habitação, por exemplo, e encaminha para toda a nossa rede socioassistencial, formada pela própria estrutura pública e as entidades que têm convênio com a secretaria”, explica Edith Di Giorgi.

O Cras Central levará os serviços da rede socioassistencial a 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social de Sorocaba. De acordo com a Sedes, a equipe da unidade é formada 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 coordenador, além de 4 técnicos de nível médio: 2 agente social e 2 técnico administrativo.

Também participaram da solenidade de inauguração o vereador José Francisco Martinez e os secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Clebson Ribeiro (Meio Ambiente), Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer) e Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos).

A unidade está localizada na Rua Senador Feijó, 83, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (15) 3233.5007.

Compartilhe no Whatsapp