Prefeitura diz que mantém operações policiais para evitar o tráfico

8/9/2014 - Sorocaba - SP

Cruzeiro do Sul

A Prefeitura não prevê um prazo para resolver a questão na avenida Dom Aguirre e deixou de responder sobre as ações sociais e o atendimento que dará para os dependentes que estão nos locais mostrados pela reportagem. Sobre a segurança, repetiu a informação já divulgada, que a Guarda Civil Municipal (GCM), promove a Operação Proteção Cidadã desde março deste ano, com pontos de estacionamento e visibilidade estabelecidos em toda a cidade e em horários alternados. "Além disso, faz abordagens com orientações e encaminhamentos nos casos de pessoas em vulnerabilidade social e, nos casos de flagrante delito, a condução do envolvido à autoridade competente. Em paralelo, ainda faz o patrulhamento preventivo, que tem inibido ações delituosas em várias regiões", consta na resposta.

O órgão municipal informou que por conta dessa ação, os usuários de entorpecentes migram para outros pontos, os quais também são monitorados pela Guarda; assim como outras áreas que integram a rota de atuação da corporação, cuja agenda é previamente organizada. A Prefeitura alega que a efetividade deste trabalho pode ser constatada pelos números no primeiro semestre de 2014, quando a GCM retirou de circulação 11.526 porções de cocaína; 5.415 porções de crack, 3.455 porções de maconha e 10 porções de haxixe apreendidas. Informa que neste período realizou 390 flagrantes dos quais 255 foram por tráfico, com 288 adultos presos em flagrante e recolhidos ao sistema prisional; 254 adolescentes apreendidos e encaminhados à autoridade competente, 1.316 pessoas averiguadas e liberadas no local.

Ainda de acordo com a Prefeitura, além do combate direto ao tráfico, um dos objetivos da Operação é proporcionar orientação às pessoas em vulnerabilidade social e usuários de drogas, através de abordagens, e quando há o interesse, o encaminhamento à rede de serviços vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e à Secretaria da Saúde (SES). (Leandro Nogueira)

Compartilhe no Whatsapp