da assessoria
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediará neste sábado (dia 6), das 9h às 12h, uma oficina para o repovoamento de espécies nativas de orquídeas em sua mata. A atividade de Educação Ambiental é gratuita e direcionada a pessoas com mais de 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira (4), das 9h às 16h, pelo telefone 3227.9996.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Círculo Orquidófilo Sorocabano, esse será o primeiro enriquecimento de orquídeas realizado no novo cartão postal da cidade.
Situado numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico é destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente. Seu principal objetivo é trabalhar com as espécies da flora local e regional.
As orquídeas possuem flores muito apreciadas por sua beleza, diversidade e raridade, porém, muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat natural (exploração predatória).
Elas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares. De acordo com o local que vivem são divididas em terrestres (as que vivem diretamente no solo), rupícolas (vivem diretamente sobre a rocha) e epífitas (as que vivem sobre outros vegetais, como as árvores).
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, para fazer o repovoamento de orquídeas epífitas nas matas do Jardim Botânico foram selecionadas algumas espécies nativas locais e da região, como a Cattleya luddigesi, Cattleya forbesi, Maqxillaria cerifera, Maxillaria picta, Aspasia luneta, Cattleya intermedia e a Cattleya walkeriana.
Durante a oficina, será realizado um bate-papo com os participantes sobre as orquídeas epífitas e uma orientação para a prática e, em seguida, será feito o enriquecimento com as plantas.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas.