da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM), na manhã desta segunda-feira (01), na região da Avenida Juscelino Kubistchek, deteve em flagrante, por tráfico de drogas, David Adam dos Santos de Carvalho (23) e Marcos Vinícius da Silva (20).
Após denúncia de moradores e comerciantes nas imediações, a GCM intensificou o patrulhamento preventivo, principalmente, no entorno da rodoviária e uma das equipes do serviço de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), ao acessar a Rua Capitão Manoel Januário se deparou com um homem em atitude suspeita. Durante a abordagem, constatou-se que o indivíduo, identificado como David, tinha passagens por roubo. Em revista os guardas municipais encontraram 32 porções de crack em posse do homem.
Simultaneamente, outra guarnição da Romu que realizava o patrulhamento nas proximidades do Poupa Tempo avistou Marcos Vinicius que aparentou nervosismo ao perceber a viatura. Ao ser abordado e em revista pessoal foram localizadas 28 porções de cocaína, 16 porções de crack e R$ 30 em notas diversas.
A dupla foi encaminhada ao Plantão Policial Sul, onde foi autuada em flagrante por Tráfico de Drogas.
De acordo com o comandante da Guarda Civil, Benedito Zanin, ações preventivas com o intuito de coibir a permanência de pessoas em vulnerabilidade social em diversos pontos da cidade, incluindo as proximidades do Terminal Rodoviário, têm sido realizadas frequentemente. Trata-se da “Operação Proteção Cidadã”, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) desde março.
Somente no primeiro semestre deste ano, a GCM atendeu, em toda a cidade, 390 flagrantes dos quais 255 foram por tráfico, com 288 adultos presos em flagrante e recolhidos ao Sistema Prisional; 254 adolescentes apreendidos e encaminhados à autoridade competente, 1.316 pessoas averiguadas e liberadas no local. O trabalho da Guarda Municipal resultou na retirada de circulação de 11.526 porções de cocaína; 5.415 porções de crack, 3.455 porções de maconha e 10 porções de haxixe apreendidas. "Isso demonstra que estamos atuando no sentido de garantir a segurança e a integridade do cidadão, em qualquer local da cidade", assegurou.
A operação, segundo Zanin, é constante e acontece por meio de pontos de estacionamento de visibilidade em horários alternados, abordagens com orientações e encaminhamentos nos casos de pessoas em vulnerabilidade social e, nos casos de flagrante delito, a condução do envolvido à autoridade competente.