Museu Histórico presenteia comunidade com chorinho

25/8/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nas comemorações de aniversário da cidade, a Secretaria da Cultura (Secult) promove nos próximos domingos de agosto (24 e 31), às 10h, uma apresentação de Choro e Seresta nos jardins do Museu Histórico Sorocabano. 

A atividade é uma oportunidade da comunidade da Vila Hortência, assim como dos visitantes do local, de apreciar uma programação focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público.

O choro, mas popularmente conhecido como “chorinho”, é um gênero musical nascido no Brasil e tem mais de 130 anos. Sua característica, apesar de o nome remeter a algo melancólico, é manter um ritmo alegre, agitado e de um virtuosismo ligado à habilidade dos instrumentistas.  

Atribui-se ao Rio de Janeiro do final do século 19 o berço do choro. De início, classificavam-no como um abrasileirado dos ritmos europeus como a polca ou o xote. A história da música brasileira tem em Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha seus principais expoentes.

O Museu Histórico Sorocabano está instalado na área do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros” que fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. A entrada no museu é gratuita.

Compartilhe no Whatsapp