Prefeitura realizou a aula inaugural do “Sorocaba Integra”

13/8/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Quase 150 pessoas da rede de serviços e lideranças comunitárias de oito bairros da cidade participaram na tarde desta terça-feira (12) da aula inaugural do Projeto “Sorocaba Integra” no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Até abril de 2015, elas serão capacitadas gratuitamente na metodologia do Tratamento Comunitário. A atividade fez parte da Semana da Cidadania, que integra a programação de aniversário de 360 anos de Sorocaba.
 
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Sedes, em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), Saúde (SES) e Esportes e Lazer (Semes), a iniciativa tem como proposta ampliar o processo de integração social dos serviços nesses bairros, através da ação articulada em uma rede comunitária, para reduzir não somente o consumo de crack e outras drogas, mas também de outras vulnerabilidades sociais.
 
Os bairros beneficiados são: Aparecidinha, Ana Paula Eleutério, Brigadeiro Tobias, Centro, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Parque São Bento e Parque Vitória Régia.
 
“Estou muito feliz em darmos início efetivamente a este projeto nos bairros. A capacitação é fundamental para a realização do Sorocaba Integra e estou apostando muito na realização desse trabalho articulado. Cada um, em sua área, vai pensar em como interferir na realidade da comunidade onde atua e vamos discutir juntos como impactar nesses locais. Preciso do comprometimento e apoio de todos vocês para construirmos gradualmente uma cidade melhor”, destacou a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, na abertura do evento, que contou também com a presença do secretário Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer).
 
O projeto está sendo realizado desde maio deste ano, quando a OSCIP Lua Crescente – a instituição que desenvolve o projeto – identificou e mapeou as vulnerabilidades, potencialidades, além das lideranças e a rede de serviços dos bairros.
 
A entidade é responsável também pela capacitação, que terá 120 horas de duração, com dois encontros mensais, sendo um para formação teórica e outro para a gestão compartilhada de casos, além de atividades práticas cujos participantes serão estimulados a desenvolver nos bairros. Ao final, os participantes receberão um certificado.
 
Esta articulação da rede poderá auxiliar no atendimento de casos pontuais de modo integrado, dando uma atenção maior e com maior eficácia a cada caso que, isoladamente, tem resultados menos satisfatórios.
 
Raquel Barros, da Lua Crescente, destacou que a metodologia do Tratamento Comunitário vai apresentar as drogas na ótica da integração social. “Antes os usuários eram bandidos, depois se tornaram doentes que deveriam ser tratados. A ótica deste projeto é que o usuário faz parte de um contexto social e que precisa haver mudanças nessa realidade para que uma pessoa deixe de consumir a droga”, explicou.
 
A entidade também dará suporte ao desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, Centros Esportivos e demais espaços públicos ou de grande concentração de pessoas, desenvolvendo inclusive oficinas de geração de renda.
 
Em setembro as aulas acontecerão nos dias 9 e 23, das 8h às 12h, para os bairros de Aparecidinha (Turma A) e Brigadeiro Tobias (Turma A) e, das 13h às 17h, para as equipes do Centro (Turma B) e do Jardim Ipiranga (Turma B). Já nos dias 11 e 25, das 8h às 12h, para o Ana Paula Eleutério (Turma C) e Vitória Régia (Turma C), e das 13h às 17h, para o Nova Esperança (Turma D) e o Parque São Bento (Turma D).
 
Na aula teórica, os participantes vão obter informações sobre “Serviços X Sistemas”, “Habilidade X Vulnerabilidade” e “Sofrimento Social (inclusão/exclusão)”. Já a atividade prática será montar um álbum de fotografias.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações sobre o “Sorocaba Integra” pelo telefone 3219.1920, com a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas.
Compartilhe no Whatsapp