Segundo, é permitir – de forma tranquila, segura, com qualidade e respeito à pluralidade - o acesso aos mais variados tipos de atividades sócio culturais. E, não menos importante, é a participação expressiva de artistas e produtores culturais locais em todas as apresentações.
“É a ocupação dos espaços públicos. O fortalecimento de um direito do cidadão de bem, que trabalha, que produz e contribui com a sociedade e que merece desfrutar de lazer, de cultura ao mesmo tempo em que colaborar no desenvolvimento novos comportamentos em relação aquilo que é seu; que é a sua cidade”, diz a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.
5 palcos
Neste sentido, democratizando e ampliando os espaços de convivência, Sorocaba terá a montagem de cinco palcos para a realização de shows de toda natureza. No Parque Vitória Régia; na Vila Formosa, no Jardim Ipiranga, na área do antigo Matadouro e no Paço Municipal a população terá, de graça, espetáculos de música, de dança e outras performances. Nomes como Jota Quest, Negra Li, Alma Gaudéria, Rogério Koury, Mariamadame, Hugo Rafael, Batucada Groove, Márcia Mah e Banda Hai Kai ocuparão essas áreas para levar diversão e alegria ao público.
No rol de atividades, a Secretaria da Cultura (Secult) retoma com nova roupagem e outra dinâmica, projetos como o “Viva o Centro”, que acontece na Praça Frei Baraúna. Outras localidades passam a integrar o “Viva o Bairro” que levará, todos os meses, atrações culturais às populações de vários pontos da cidade.
De A a Z
A agenda de eventos, que também conta com a participação de todas as secretarias municipais, da Urbes - Trânsito e Transportes, do Saae, Parque Tecnológico e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), ainda ocupará espaços como o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” e a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, além de parques e museus com exposições de artes plásticas, mostras fotográficas, performances de toda natureza e abertura de acervos iconográficos e musicais.
As tradições estarão presentes na celebração por meio de festas gastronômicas e culturais, com participação de grupos gaúchos, tropeiros, nipônicos, espanhóis, italianas, árabes e nordestinos.
Constituída, ainda, por um calendário cívico que começa com uma solenidade no Pelourinho do bairro do Itavuvu – marco do nascimento do município, a comemoração dos 360 anos de Sorocaba terá desfiles de carros antigos, passeios ciclísticos, campeonatos, campanhas educacionais, oficinas, inaugurações e o desfile pela área central com a participação da comunidade escolar.
“Queremos que o sorocabano esteja orgulhoso daquilo que somos e nos tornamos; um povo trabalhador, solidário e que busca sempre o melhor para a coletividade”, disse Pannunzio. Para o prefeito, é preciso que o cidadão, nascido ou que adotou a cidade e foi por ela adotado, se veja na construção de uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais igualitária, “tendo a certeza de que seu papel é de total relevância e cuja atuação é imprescindível em quaisquer situações do cotidiano”.
“
Este será um aniversário que vai muito além do parabéns a você. Será uma festa total valorização a quem constrói uma história de sucesso, todos os dias”, completou