Lançamento do “Sorocaba Integra” reuniu a rede de serviços de Brigadeiro Tobias
18/7/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Sorocaba lançou o projeto “Sorocaba Integra” no Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias, na Zona Leste da cidade, com a presença de cerca de 30 pessoas integrantes da rede de serviços do bairro. A iniciativa municipal tem como proposta ampliar o processo de integração social dos serviços em oito locais de Sorocaba, através da ação articulada em uma rede comunitária, para reduzir não somente o consumo de crack e outras drogas, mas também de outras vulnerabilidades sociais.
Realizado pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), Saúde (SES) e Esportes e Lazer (Semes), o projeto está sendo realizado desde maio deste ano, quando a OSCIP Lua Crescente – a instituição que desenvolve o projeto – identificou e mapeou as vulnerabilidades, potencialidades, além das lideranças e a rede de serviços de cada bairro. São eles: Aparecidinha, Ana Paula Eleutério, Brigadeiro Tobias, Centro, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Parque São Bento e Parque Vitória Régia.
“A falta de oportunidades pode levar eventualmente uma pessoa ao consumo de drogas. A nossa ideia é ir além da redução do consumo de crack e outras drogas, queremos reduzir as vulnerabilidades sociais mais graves. Para isso queremos estreitar a relação da nossa rede de serviços e a comunidade para que eles possam trabalhar essas questões em cada bairro”, explicou a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.
O secretário da Educação, José Simões, acredita muito na metodologia desse projeto. “A nossa ação é preventiva e teremos um aprendizado mútuo. Gostaria que o ‘Sorocaba Integra’ se tornasse um modelo para outros projetos de integração. Não podemos continuar a trabalhar em nossa cidade como se todos os locais fossem iguais, cada um tem a sua especificidade, por isso é importante a territorialização. Parabéns à vice-prefeita e toda a sua equipe por ideias inovadoras como essa”, elogiou.
Raquel Barros, da Lua Crescente, destacou que o grande diferencial desse trabalho é que será dado mais valor às redes comunitárias. “Hoje as pessoas da comunidade têm pouca voz e o papel da ONG será dar voz a elas e integrá-las à rede de serviços”, afirmou.
Para isso, a Lua Crescente fará uma capacitação de 120 horas na metodologia do Tratamento Comunitário com a rede de serviços e as lideranças comunitárias de cada bairro. A aula inaugural acontecerá no dia 12 de agosto, às 14h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, com a presença de todos os bairros.
De acordo com a Sedes, serão realizados 2 encontros mensais, sendo um para formação teórica e outro para a gestão compartilhada de casos, além de atividades práticas cujos participantes serão estimulados a desenvolver nos bairros. Ao final, os participantes receberão um certificado.
Esta articulação poderá auxiliar no atendimento de casos pontuais de modo integrado, dando uma atenção maior e com maior eficiência e eficácia a cada caso que, isoladamente, tem resultados menos satisfatórios.
Além disso, a Lua Crescente dará suporte ao desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, Centros Esportivos e demais espaços públicos ou de grande concentração de pessoas, desenvolvendo inclusive oficinas de geração de renda.
Na tarde desta quinta-feira, o “Sorocaba Integra” também foi lançado no Ana Paula Eleutério. Na próxima semana, dia 22, o projeto será lançado às 14h na EM “Profª Norma Justa”, no Parque Vitória Régia. No dia 24, às 9h, na EM “Prof. Avelino Leite de Camargo”, no Nova Esperança. No dia 29, às 9h, será a vez da comunidade de Aparecidinha conhecer o “Sorocaba Integra” na UBS do bairro. Ainda em julho, no dia 31, às 14h, o projeto será lançado na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro. Por último, em agosto, no dia 5, às 9h, a Prefeitura lançará a iniciativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Ipiranga e, às 14h, no Cras do Parque São Bento.