Prefeitura de Sorocaba fará compensação ambiental pela realização dos projetos de férias
15/7/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba fará em breve a compensação ambiental pela realização dos projetos de férias nos parques ecológicos. Para fazer a neutralização do carbono, é necessário o plantio de 13 árvores nos parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural “Chico Mendes” e Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”.
Serão plantadas 3 árvores pela realização do “Anima Zoo” no “Quinzinho de Barros”, que gerou 460,5 Kg de dióxido de carbono equivalente (CO2); 2 pelo “Aquagito” no Água Vermelha, que resultou na emissão de 321,3 Kg de CO2 equivalente; 4 pelo “Férias na Bica” no Parque da Biquinha, onde foram emitidos 815 kg do gás; e 1 árvore será plantada no Parque da Biodiversidade, pelas atividades realizadas na EM “Walter Carretero”, no bairro Ana Paula Eleutério, que geraram 150,2 Kg de CO2 equivalente.
As 3 árvores necessárias para neutralizar os 442 Kg de dióxido de carbono equivalente gerados no “Naturando” já foram plantadas pelos próprios participantes no último sábado (12) no Parque Natural “Chico Mendes”.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o cálculo de neutralização do carbono foi baseado na quantidade de público participante de cada projeto de férias e na quantidade de dias de atividades em cada parque.
O excesso de efeito estufa vem sendo causado pelo aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa, entre os quais se destacam o dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (N2O) e o metano (CH4).
O processo de compensação ou neutralização do carbono (também chamado de sequestro de carbono) é uma tentativa de compensar a emissão do CO2 por meio do plantio de mudas de árvores, que alocam o carbono em sua biomassa, por meio da fotossíntese. Daí a importância de se utilizar mudas, pois a alocação do carbono ocorre, principalmente, durante o crescimento da árvore.
A neutralização das emissões de carbono em eventos públicos é uma prática cada vez mais procurada por municípios e empresas, sendo os chamados “eventos neutros”. O evento estará totalmente neutralizado depois de cerca de 20 a 30 anos, que é o tempo necessário para a árvore chegar à idade adulta.
A emissão líquida dos gases de efeito estufa é expressa em equivalentes a CO2 (exemplo 20g CO2e), baseando-se no Potencial de Aquecimento Global (PAG) ou Global Warming Potencial (GWP) de cada gás. O PAG é uma medida relativa, para um determinado período de tempo, do efeito radioativo de certa substância em relação a um padrão, o CO2 nesse caso, com valor arbitrário de 1.
Portanto, ao se dizer que houve, por exemplo, uma emissão de 1Kg de CO2e, significa dizer que nesse 1Kg estão contempladas as emissões dos três principais gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) contabilizados de acordo com seus PAGs.