Saae adotará rodízio para abastecer regiões do Éden, Iporanga, Cajuru e Aparecidinha

7/7/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em reunião de diretoria realizada na manhã desta sexta-feira (04/07), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) decidiu que a partir da próxima semana será necessário adotar um sistema de rodízio para o abastecimento de água nas regiões do Éden, Iporanga, Cajuru e Aparecidinha.
 
 
De acordo com o diretor-geral interino da autarquia, Fábio de Castro Martins, embora a represa do Ferraz tenha evoluído do nível crítico de 50 para 70 centímetros com a utilização da água de dois lagos particulares cedidos por seus proprietários, a medida não foi suficiente para manter o abastecimento daquela região 24 horas por dia, sem correr o risco de esgotar o principal manancial de captação daquela região.
 
“O rodízio que adotaremos a partir da próxima semana é emergencial e temporário, devendo ser interrompido assim que o sistema volte a ficar equilibrado. Sem essa medida, correríamos o risco de esgotar a represa do Ferraz e provocar o desabastecimento generalizado de toda aquela região”, enfatiza Fábio Martins. 
 
Éden/Iporanga e Cajuru/Aparecidinha
 
Conforme estabelecido pela direção e corpo técnico da autarquia, o rodízio tem início na segunda-feira (07/07), com a interrupção do abastecimento em todos os bairros pertencentes às regiões do Cajuru e Aparecidinha, no período das 6h às 18h. Na região do Cajuru, ficarão sem água nesse período o Jardim Village Cajuru, Villa Borghesi, Jardim Nilton Torres, Três Marias, Terras de Arieta, Jardim Maria dos Prazeres, Vila dos Dálmatas, Jardim dos Reis, Vila Verona e Jardim Rubi, enquanto que na região de Aparecidinha terão o fornecimento de água tratada interrompido o Jardim das Flores, Jardim Josane, Vila Amato, Jardim Topázio, Jardim Ouro Branco e Jardim Nova Aparecida.
 
Ainda de acordo com a sistemática de rodízio estabelecida, a partir das 18h e até às 6h do dia seguinte, será a vez da região do Éden e do bairro Iporanga terem o abastecimento paralisado, incluindo os jardins Tropical, Turmalina, Jatobá, Alegria, Amália, Harmonia, Boa Esperança, Lena, Éden Ville, Paraíso, Regente, Porto Belo, Novo Éden, Carolina, Copaíba e Primavera.
 
“O rodízio prosseguirá nos dias seguintes, sempre se observando essa alternância, um dia abastecendo as regiões de Cajuru/Aparecidinha e na sequência Éden/Iporanga”, explica o diretor-geral interino do Saae/Sorocaba.
 
População precisa colaborar
 
Com a adoção do rodízio no abastecimento a partir da próxima semana, a participação da população residente naquela região – a estimativa é de que sejam 60 mil pessoas – será fundamental para que essa medida emergencial não se prolongue. Desta forma, o Saae/Sorocaba solicita a colaboração de todos, para que a água seja usada com a máxima economia, evitando-se alguns hábitos ainda comuns, como banhos longos, lavagem de carros e calçadas com mangueira e lavagem de louças e roupas com a torneira o tempo todo aberta.
 
“Com a colaboração e conscientização de todos, esperamos atravessar esse momento crítico, provocado pela estiagem, sem grandes transtornos”, finaliza Fábio Martins.
Compartilhe no Whatsapp